Aluna do Meninas Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação ganha prêmio nacional

Data de publicação: 31 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

A aluna Aline Castro Praciano, mestranda em Egenharia Agrícola, ganhou um prêmio nacional a partir de um estudo realizado dentro do Projeto Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, coordenado pelo Professor Daniel Albiero do CCA-UFC.

Aline ganhou o prêmio de melhor resumo expandido da área de Energia na Agricultura no Jubileu de Ouro da Sociedade Brasileira de Engenharia com um projeto que adapta um motor a gasolina para operar a biogás. O prêmio será entregue dia 16 de setembro próximo durante a realização do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), em São Paulo.

Denominado Conversão de motogeradores estacionários quatro tempos ciclo Otto gasolina para biogás, o projeto foi fruto da monografia de quando foi estudante no Curso de Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), além de compor o Projeto Contribuição de biodigestores na construção da integração entre saberes de nível médio, inserido no Projeto Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

O professor Daniel Albiero explica que "Esse adaptador é constituído de peças especificas para gás e pode ser encontrado facilmente em qualquer loja especializada a um custo acessível e de fácil montagem. Ao final do projeto, será disponibilizada uma cartilha que ensinará a construção e o funcionamento desse motor".

O fato de Aline pertencer à equipe do Projeto Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, que atuava na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Siqueira, localizado próximo do campus da UFC, de desenvolver o adaptador e ganhar um prêmio, motivou-a a cursar o Mestrado em Engenharia Agrícola.

De acordo com Daniel Albiero, na Antonieta Siqueira encontraram todo o apoio do grupo gestor, permitindo que o projeto fosse desenvolvido dentro da escola e na universidade. Durante a execução do projeto, surgiu a necessidade de desenvolver um adaptador que convertesse o motogerador a gasolina para biogás. "Então, a aluna Aline pesquisou e desenvolveu o adaptador", destaca o coordenador.

Na escola, a equipe da UFC realizou workshops com os alunos e dois dias de Campo. "Em 2013, a escola não teve nenhum aluno inscrito para o curso de Agronomia no Enem. Já no ano seguinte, a escola teve 20 alunos inscritos no curso", comemorou o pesquisador.

Meninas e Jovens Fazendo Ciências

O projeto tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos que visem contribuir na ampliação do número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. É desenvolvido em parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e Petrobrás.

Fonte: Portal CNPq