Alunos do CCA fazem intercâmbio por meio do Ciência sem Fronteiras

Data de publicação: 11 de outubro de 2012. Categoria: Notícias

O Programa Ciência Sem Fronteiras é um projeto que visa, por meio de intercâmbios, promover a consolidação e expansão da ciência, tecnologia, inovação e criatividade brasileiras. O Programa é fruto de uma parceria entre Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) – por meio das instituições de fomento CAPES e CNPq – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Além de enviar estudantes das mais diversas áreas do conhecimento para Universidades renomadas, o Programa busca, também, criar oportunidades para que pesquisadores brasileiros recebam treinamento no exterior e atrair pesquisadores estrangeiros para o Brasil.

Dentre as diversas áreas que o Ciência Sem Fronteiras prioriza, estão Engenharias e demais áreas tecnológicas, Ciências Exatas e da Terra, Produção Agrícola Sustentável, Energias Renováveis, Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais e Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva. No total, 25 alunos do Centro de Ciências Agrárias foram aprovados para participar do Programa na categoria “Graduação Sanduíche”.

Recentemente, nos meses de junho, julho, agosto e setembro, viajaram para a França, Itália, Espanha e Portugal os estudantes do Centro de Ciências Agrárias aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras. Ao todo, 14 Universidades receberam os alunos do CCA, foram elas: Universidad de Santiago de Compostela, Univertat Rovira I Vergili, Universidad Católica San Antonio de Murcia, Universidade de Lleida, Universidad Miguel Hernandez, Universidad de Alicante, Universidad Católica de Ávila (Espanha), Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Algarve (Portugal), Université du Littoral Côte D’Opale, Université de Franche-Comté, Université de Poitiers (França), Universita Degli Studi di Firenze e Università di Pisa (Itália).

Alguns estudantes do Centro de Ciências Agrárias que obtiveram sucesso no processo de seleção do Programa Ciências sem Fronteiras deram seus depoimentos via e-mail. Rone Andrews Freitas Medeiros, aluno do curso de Agronomia, foi selecionado para a área de Produção Agrícola Sustentável e está realizando o curso de Biotecnologia Vegetal e Microbiana na Universidade de Pisa, na Itália no período de Setembro de 2012 a Julho de 2013. No processo de seleção, o estudante foi submetido a um teste de proficiência em língua italiana, idioma que estudou na Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará. Em entrevista feira por e-mail, Rone afirmou que tem “uma expectativa muito grande quanto à oportunidade de realizar um curso pelo intercâmbio do programa Ciências Sem Fronteiras em uma das mais reconhecidas universidades da Itália, a Università di Pisa. O curso em que fui aceito foi o que escolhi como minha primeira opção: o de  Biotecnologia Vegetal e Microbiana, que tem muito do que eu venho apreciado em minha vida acadêmica dentro da Universidade Federal do Ceará”.

Maria Bruna Medeiros Araújo também é estudante do curso de Agronomia e foi selecionada para o Ciência Sem Fronteiras. Diferente de Rone, porém, ela foi selecionada na área de Produção Agrícola Sustentável. O tema principal do seu estudo na Universidade de Florença, na Itália, será “Desenvolvimento rural tropical”. O curso da estudante teve início em setembro de 2012, mas ela e outros estudantes foram em julho para fazer um curso de italiano custeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias. Telefone: 3366.9731