Alunos do CCA participam de parceria CCA/INPE

Data de publicação: 16 de março de 2015. Categoria: Notícias

Alunos do CCA/UFC participaram do Projeto Casadinho, uma parceria da UFC com o INPE.

O projeto teve duração de 4 meses, de setembro a dezembro de 2014, e foi orientado pelo professor Adunias dos Santos Teixeira, do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA).

O projeto foi integrado pelos alunos Deodato do Nascimento Aquino e Odílio Coimbra da Rocha Neto, do Curso de Doutorado em Engenharia Agrícola do CCA/UFC.

Confira o resumo do projeto:

"SENSORIAMENTO REMOTO HIPERESPECTRAL APLICADO AOS RECURSOS SOLO E ÁGUA NO SEMIÁRIDO

Descrição: Técnicas de geoprocessamento, aliadas ao sensoriamento remoto vêm se constituindo em alternativas adequadas para a solução dos problemas decorrentes da extensão e variabilidade próprios do manejo dos recursos ambientais. Imagens de satélite e espectros provenientes de sensores multi e hiperespectrais são utilizados, juntamente com técnicas de processamento destes dados e dos recursos computacionais, no sentido de fornecer informações adequadas para a caracterização e classificação de solos, avaliação e monitoramento de processos de salinização e qualidade da água. Diante do exposto, este projeto busca o intercâmbio do programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará, visando à formação de recursos humanos e o desenvolvimento de metodologias apoiadas em técnicas e dados de sensoriamento remoto para subsidiar o monitoramento espaço-temporal da qualidade das águas, o desenvolvimento de metodologias para identificação de solos com problemas de salinidade e sodicidade em áreas irrigadas do semiárido e de levantamentos pedológicos detalhados em perímetros irrigados. Ao final da execução do projeto espera-se que estejam disponíveis bancos de dados espectrais de referência para classificação de tipo de água, de comportamento espectral de diferentes solos submetidos a diferentes níveis de salinidade e sodicidade e a caracterização de diferentes classes de solo; procedimentos metodológicos baseados em sensoriamento remoto para determinação de qualidade de água em reservatórios, elaboração de mapas de salinidade e de classes de solo; chave para identificação dos atributos diagnósticos de solos; mapas de área com problemas de salinização e mapa de classes de solos, além de recurso humano qualificado em sensoriamento remoto.."

Projeto

O Projeto Casadinho/Procad/UFC/INPE é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), de São José dos Campos – SP. Ele foi aprovado no Edital 06/2011 – Ação Transversal do MCTI/CNPq/MEC/Capes. O seu objetivo geral é capacitar o programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC a formar recursos humanos e a desenvolver metodologias apoiadas em técnicas e dados de sensoriamento remoto para subsidiar o monitoramento espaço-temporal da qualidade de água em açudes do semiárido, a identificação de solos com problemas de salinidade e de sodicidade em áreas irrigadas do semiárido e o levantamento pedológico detalhado do Perímetro de Irrigação do Baixo Acaraú, Ceará.

A coordenação do Projeto está a cargo dos professores Adunias dos Santos Teixeira e Eunice Maia de Andrade, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias DENA/CCA-UFC, e conta com o Professor Cláudio Clemente Faria Barbosa como interlocutor do INPE.

Fonte: Deodato Aquino – Doutorado do DENA