Artigo escrito com a participação de professores do CCA é destaque internacional
Data de publicação: 2 de junho de 2014. Categoria: NotíciasDe acordo com relatório enviado pela editora os países que mais acessaram o estudo foram, pela ordem, os Estados Unidos, Índia, Brasil, Reino Unido e China. "Quando se observa não apenas o número, mas os países de onde se originaram os acessos, é fácil perceber que o tema tem forte apelo científico", avalia o Prof. Edson Holanda Teixeira.
No estudo, os pesquisadores do BioMol Group fazem uma revisão geral da literatura sobre o assunto – com ênfase para alguns resultados de lectinas obtidas a partir de algas marinhas e plantas do Ceará como ferramenta biológica em estudo de biofilmes microbianos, diagnóstico de tumores, atividade anti-inflamatória e imunomodulação, dentre outras.
O artigo é assinado pelos pesquisadores Edson Holanda Teixeira, Francisco Sousa Arruda e Bruno Rocha da Silva, do Laboratório Integrado de Biomoléculas (Libs/UFC); Benildo Sousa Cavada, Kyria Nascimento e Victor Carneiro, do Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMol Lab/UFC); e Celso Nagano e Alexandre Holanda Sampaio, ambos do Laboratório de Bioquímica Marinha (Biomar Lab/UFC), do Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias .
Lectinas são proteínas vegetais cuja característica é se ligar, de forma reversível, a açúcares. Por conta disso, elas atuam como importantes ferramentas biológicas para a compreensão de processos que dependem do arranjo entre proteínas e carboidratos, a exemplo da comunicação celular, processos inflamatórios, desenvolvimento de biofilmes microbianos, imunização e desenvolvimento de cânceres.
Fonte: Site da UFC e Prof. Edson Holanda Teixeira, Departamento de Patologia – fone: 85 3366 8309