Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Atividades do PET Zootecnia

Data de publicação: 26 de outubro de 2016. Categoria: Notícias

O Programa de Educação Tutorial – PET Zootecnia da UFC em parceria com o Centro de Pesquisas em Aquicultura “Rodolpho Von Ihering” do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, localizado no município de Pentecoste – CE organizou o curso intitulado “Aquicultura Continental”, abordando um conteúdo específico à produção aquícola voltada para a águas continentais.

O curso foi gratuito e ocorreu no período de 08 a 12 de agosto de 2016, no Centro de Pesquisas em Aquicultura “Rodolpho Von Ihering”, tendo duração de 40 horas. O curso contou com a participação de 20 alunos de diferentes semestres do curso de graduação em Zootecnia e foram abordadas conteúdo relacionado a limnologia aplicada à aquicultura, nutrição de peixes e camarões, sistema de cultivos de peixes, produção de alevinos de tilápia do nilo, sexagem, reprodução e masculinizarão, despesca e seleção de larvas de tilápia, teste de eficiência de reversão sexual, captura e identificação sexual de tambaqui, hipofisação em tambaqui, criação de pirarucu, noções de carcinicultura, economia pesqueira e tecnologia do pescado. Com a realização do curso, buscou-se um conhecimento mais aprofundado sobre aquicultura e a produção de pescados, e possivelmente o encaminhamento para uma futura área de atuação profissional. Diante do interesse dos alunos do curso de graduação em Zootecnia, planeja-se a continuidade na realização de cursos relacionados a área de aquicultura.

Dentre as atividades promovidas pelo Programa de Educação Tutorial – PET Zootecnia UFC, a visita às escolas buscam promover a divulgação do curso de graduação em Zootecnia para os alunos no ensino médio. No presente ano viu-se a necessidade em aproximar os alunos das escolas públicas do interior do Ceará ao curso. Portanto, as visitas foram realizadas em duas escolas no município de Boa Viagem: Escola Dom Terceiro e Escola Estadual de Ensino Profissional Venceslau Vieira Batista. A data de realização das palestras foi na sexta feira, dia 26/08/2016, nos quais buscaram reunir os alunos do terceiro ano do ensino médio para participarem das apresentações. As escolas cederam seus respectivos auditórios para as apresentações, nos quais os bolsistas utilizaram de slides e vídeo para divulgar o curso, explanando sobre quais são as áreas de atuação profissional do zootecnista, as disciplinas que são estudadas e a estrutura que o curso de graduação em Zootecnia na Universidade Federal do Ceará oferece aos seus alunos. Cerca de 350 alunos foram abordados e estes se mostraram interessados pelo curso, levantando vários questionamentos sobre a graduação em Zootecnia, como ingressar no curso e sobre a atuação do profissional no mercado de trabalho. Através da atividade, percebeu-se que muitos estudantes possuem afinidade com a profissão, mas muitos ainda a desconhecem.

Acessar Ir para o topo