Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Atividades realizadas pelo NEEF no primeiro semestre de 2017

Data de publicação: 11 de julho de 2017. Categoria: Notícias

NEEF e MASSA realizam minicurso sobre “Conservação de Forragem”, durante o III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC, em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido-MASSA, realizou em 20 de junho de 2017 o minicurso “Conservação de Forragem”, durante o III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido – SBRNS, que teve como tema central “Manejo de bacias hidrográficas em regiões semiáridas: potencialização da produção de água”.

A equipe responsável pela realização do minicurso compôs-se dos pós-doutorandos do Departamento de Zootecnia da UFC Marcos Neves Lopes e Rafael Nogueira Furtado. O minicurso teve caráter teórico-prático e foi realizado no NEEF, tendo como público-alvo agricultores familiares e contou com a participação de nove ouvintes. Foram abordados no minicurso aspectos referentes às práticas de ensilagem e fenação. Para ambas as práticas de conservação de forragem deu-se ênfase às forrageiras indicadas; época de corte da forragem; etapas específicas do processo de ensilagem e de fenação; uso de aditivos na ensilagem; qualidade e valor nutritivo de silagens e fenos; e perdas durante os processos de ensilagem e fenação.

Na ocasião, os ouvintes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos durante o minicurso, produzindo uma bombona de silagem e um fardo de feno. Ao final do evento, 99% dos participantes avaliaram o minicurso como excelente ou bom e alguns compartilharam o desejo de que familiares que lidam com produção animal tivessem a oportunidade de acesso ao conhecimento que estes tiveram durante o minicurso.

Fonte: Danielle Nascimento Coutinho, Mestranda em Zootecnia/CCA/UFC

Maiores informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido).

 

EMZOOTEC Jr. realiza o V Dia do Produtor em parceria com o NEEF

A Empresa Júnior de Zootecnia – EMZOOTEC Jr./DZ/CCA/UFC, em parceria com o Núcleo de Ensino e Estudo em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC, realizou no dia 09 de junho de 2017 o V Dia do Produtor. O evento teve como tema “Práticas alternativas na produção animal” e contou com apoio do Departamento de Zootecnia e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do CEARÁ-UFC; do Grupo de Estudo em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura. Contou ainda com o patrocínio do SENAR, Banco do Nordeste, Belgo, Lubtrol, Mercado da Ração, Avipec e Sílvio Cópias.

Participaram cerca de 60 pessoas entre estudantes de graduação, pós-graduação e produtores de várias localidades como: Horizonte- CE; Maranguape- CE, Caridade-CE. O credenciamento dos participantes ocorreu das 7:30 às 8:30. Logo após, os participantes degustaram um café da manhã, posteriormente ocorreu a cerimônia de abertura em frente ao NEEF, onde estiveram presentes a Profa. Maria Socorro de Souza Carneiro, chefe do departamento de Zootecnia, César Pontes, Diretor da Divisão de Ações do Campus do Pici da Pró-reitoria de Extensão/UFC; Carla Vitória Maia, Diretora de Projetos da EMZOOTEC Jr.; Magno José Duarte Cândido, coordenador do NEEF e Abel Bruno, representante da Empresa Júnior Agronômica-UFC.

Após a cerimônia de abertura, os participantes foram divididos em quatro grupos e dirigiram-se para as seguintes estações: Beneficiamento do Couro, Beneficiamento do pólen, Produção de composto orgânico e Produção de galinha caipira, ministradas por Liandro Torres Beserra (IFCE-Crateús), Paulo Michael Sousa Rodrigues (UVA), Narciso Ferreira Mota (UFC) e Davyd Herik Souza (UFC), respectivamente. Cada estação teve um tempo médio de 45 minutos, destinados à apresentação, aos questionamentos e ao deslocamento dos participantes para uma nova estação. Havia ainda no evento um estande da Belgo e outro do NEEF, onde os participantes puderam saber mais informações sobre os produtos e serviços oferecidos.

Ao final do evento, foi realizado o sorteio de alguns livros doados pelos professores do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Cerca de 91% dos participantes avaliaram o evento como excelente ou bom e alguns chegaram a comentar que o tempo em cada estação foi pequeno, sendo necessário um tempo maior para as discussões. Outros ressaltaram ainda que o evento foi muito útil para seu trabalho no campo.

Fonte: Clemente Fernandes dos Santos Neto, Doutorando em Zootecnia/CCA/UFC

Maiores informações: (85)3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)

 

NEEF recebe vista de alunos do curso de medicina veterinária da Faculdade Cisne

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC recebeu no dia 15 de maio de 2017 alunos do Curso Superior de Medicina Veterinária da Faculdade Cisne de Quixadá para uma visita técnica às suas instalações. Estiveram presentes 56 alunos das disciplinas de Zootecnia geral e Forragicultura acompanhados dos professores da Faculdade Cisne Isac Gabriel Abrahão Bomfim e Mateus Nunes Diógenes.

Uma equipe da UFC composta pelo pós-doutorando Rafael Nogueira Furtado, pela doutoranda Elayne Cristina Gadelha Vasconcelos e pelos graduandos do curso de Agronomia Felipe Hermínio Meireles Nogueira e Bruno Pereira de Almeida acompanharam os alunos durante a visita às instalações do NEEF.

Neste momento, foram realizadas explanações sobre as atividades diárias do setor, que simulam a realidade de um sistema de produção animal. Dentre os temas abordados, destaca-se: manejo alimentar e reprodutivo de ovinos, formação e manejo de pastagens e conservação de forragens. Os alunos, de modo geral, avaliaram a visita como proveitosa por dar-lhes a possibilidade de conhecer algumas das atividades, dificuldades e desafios que exercerão ao longo de suas carreiras profissionais.

Fonte: Rafael Nogueira Furtado, Pós-doutorando do Departamento de Zootecnia/CCA/UFC

Maiores informações: (85)3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)

Apresentação das instalações e explicação sobre manejo alimentar e reprodutivo pelo pós-doutorando Rafael Furtado

Explicação sobre formação e manejo de pastagem pela doutoranda Elayne Vasconcelos

Participantes da visita da Faculdade Cisne ao NEEF

NEEF recebe alunos do 7º período do curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB

 

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC recebeu na manhã do dia 23 de junho de 2017 discentes do sétimo período do curso de agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, localizada em Redenção-CE, para uma visita técnica sobre Manejo e Avaliação de Pastagens.

Estiveram presentes 21 discentes da disciplina Forragicultura e Pastagem, sob coordenação do professor Silas Primola Gomes, responsável pela disciplina. A visita foi conduzida pelos doutorandos Clésio dos Santos Costa e Jefte Arnon Almeida Conrado, auxiliados pelos discentes do curso de Agronomia Bruno Pereira de Almeida e Matheus Moreira Oliveira. Durante a visita, foram explanados tópicos sobre a importância do uso de medidas de avaliação de pastagens com o intuito de auxiliar um bom manejo do pasto.

Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer o pasto do NEEF, compostos pelo capim-tifton 85, pelo capim-braquiária e pelo capim-massai. Também foram abordadas as técnicas de suplementação dos rebanhos adotadas no NEEF. Os discentes foram divididos em dois grupos e puderam realizar as práticas de contagem de perfilhos em alguns pontos da pastagem. Juntamente com essa avaliação, foram obtidas alturas do pasto em condição de pré-pastejo e pós-pastejo do capim-braquiária. Para finalizar, foi realizada a amostragem da biomassa de forragem e demonstrados os cálculos para estimativa da biomassa de forragem total. Portanto, é muito gratificante para o NEEF receber essas visitas técnicas, proporcionando assim oportunidades para os discentes vivenciarem algumas rotinas com as quais se defrontarão no futuro como profissionais.

Fonte: Clésio dos Santos Costa, Doutorando em Zootecnia/CCA/UFC

Maiores informações: (85)3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)

 

Apresentação sobre o manejo adotado no pasto de capim-braquiária pelo doutorando Clésio dos Santos Costa

Discentes do curso de agronomia realizando a contagem de perfilhos dentro da moldura sob observação do doutorando Jefte Arnon Almeida Conrado

Explicação de como medir a altura do pasto

Distribuição de folders sobre o histórico do NEEF aos participantes da visita técnica

Visita técnica dos estudantes de Agronomia da UNILAB ao NEEF

Acessar Ir para o topo