Aula inaugural do Curso de Especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Data de publicação: 23 de janeiro de 2014. Categoria: Notícias

A abertura do Curso de Especialização em Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação do Campo – Residência Agrária acontece nesta quinta-feira (23), às 8h, no auditório do Departamento de Zootecnia (Bloco 808 – Centro de Ciências Agrárias – Campus do Pici). Haverá palestra sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável no Semiárido, a partir das 10h30min, com Pedro Jorge, do Centro de Pesquisa e Assessoria.

A especialização tem como foco a compreensão crítica da realidade do campo e a sua transformação em direção a um desenvolvimento agrário sustentável. O curso é realizado através de parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera – INCRA/ MDA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os movimentos sociais.

Foram oferecidas 50 vagas para candidatos com diploma de nível superior, residentes no Ceará e que tenham alguma relação com a Reforma agrária. O público-alvo são assentados de assentamentos rurais ou dependentes de assentados, professores, educadores ou técnicos que exerçam atividades voltadas às famílias assentadas ou de comunidades camponesas, pessoas que comprovem experiência com famílias assentadas ou comunidades camponesas e servidores técnico-administrativos ou docentes da UFC.

São duas linhas temáticas: "Agroecologia e sustentabilidade na produção agrícola, pecuária, atividades pluriativas e manejo de recursos naturais nos assentamentos rurais" e "Capacitação para extensionismo tecnológico articulado às ações de combate à pobreza nos assentamentos rurais".
Dentro da programação de abertura da especialização, na tarde do dia 23 serão apresentados a proposta pedagógica e metodológica do curso e a organização e funcionamento das etapas seguintes. Nos dias 24 e 25 acontecem as aulas do módulo "Recursos Naturais no Bioma Caatinga". O curso será desenvolvido em mais 18 etapas formativas no campo e na sala de aula.

Fonte: http://www.ufc.br