CCA é parceiro no projeto Centro de Produção Sustentável de Alimentos

Data de publicação: 22 de maio de 2014. Categoria: Notícias
Localizado no município de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, o projeto Centro de Produção Sustentável de Alimentos é patrocinado pela Petrobras por meio do “Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania”. O projeto é realizado pelo Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável e tem como um de seus objetivos melhorar a qualidade de vida dos habitantes do município.

As atividades iniciaram em dezembro de 2013 com o curso de Bombeamento de Água com Energia Solar e foi ministrado pelo Dr. Francisco José Firmino Canafístola, do Departamento de Engenharia Agrícola (Dena) do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A primeira turma já foi formada e teve 35 concludentes. Outra atividade desenvolvida por meio da colaboração do CCA foi o curso de Agricultura Urbana, que teve como resultado a implantação de uma horta no distrito de Catolé, onde o projeto se desenvolve. O engenheiro agrônomo Marcos de Sousa Bernardo, técnico da Coordenadoria de Extensão do CCA/ UFC, foi o responsável por esta atividade.
O projeto terá duração de 24 meses e capacitará aproximadamente 180 pessoas no uso da energia solar para bombeamento de água com a aplicação no cultivo de hortas urbanas e preparo de alimentos integralmente aproveitados. Além da parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do CCA\UFC também são colaboradores desse projeto a Arquidiocese de Fortaleza e a Escola Municipal João Antonio da Silva.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do CCA – fone 3366.9735