CCA e PRODETER/BNB realizam Dia de Campo sobre Tecnologias para Produção Animal, na Fazenda Experimental Vale do Curu, em Pentecoste-CE

Data de publicação: 23 de maio de 2022. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF), vinculado ao Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, realizou, no dia 19 de maio de 2022, quinta-feira, o Dia de Campo sobre Tecnologias para produção animal, que ocorreu na Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), localizada em Pentecoste-CE.

O evento faz parte das ações do projeto Tecnologias para a produção animal sustentável, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC, e do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER/BNB) da Caprinocultura e Ovinocultura de Corte.

A equipe organizadora do evento foi composta por estudantes de Graduação e Pós-Graduação, técnicos e professores do NEEF e de funcionários da FEVC.

O evento iniciou-se às 07:30, com o credenciamento dos participantes e café da manhã. Às 09:00, ocorreu a abertura, que contou com as seguintes participações: professor Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia do CCA, que representou a Diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira; Francisca Jeânia Rogério Gomes, Gerente Executiva de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual Ceará do Banco do Nordeste, representando o Superintendente Lívio Toniatti; João Paulo Ricácio Braga da Silva, representante da Secretaria de Agricultura de Pentencoste; todas as Secretarias de Agricultura dos municípios apoiadores do evento; José Daniel de Castro almeida, Vereador do município de Pentecoste; e Francisco José de Mesquita Sales, Diretor da Fazenda Experimental Vale do Curu, anfitrião do evento.

Às 09:30, houve a divisão dos grupos que se dirigiram às quatro estações programadas para o evento: Manejo de pastagens, ministrada pelo Prof. Magno José Duarte Cândido; Produção de volumosos, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Kleyton Chagas de Sousa, da FEVC; Manejo alimentar, ministrada pelo Pós-Doutorando Francisco Gleyson da Silveira Alves, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia; e Instalações para a produção animal, ministrada pelo professor Aníbal Coutinho do Rêgo, do Departamento de Zootecnia. O evento contou ainda com uma Oficina de Condicionamento Animal, conduzida pelo Zootecnista Mirelio Ferreira da Silva, mestrando do PPGZ/CCA/UFC.

Participaram do evento cerca de 60 produtores ou agentes rurais dos municípios de Amontada, Itapipoca, Itapajé, Miraíma, Paraipaba, Pentecoste, Tejuçuoca e Trairi, além dos representantes da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, professora Nadja Gleuca Dutra Montenegro e José César Pontes Moreira.

Às 16:00, houve o encerramento do evento, contando com a presença do professor Magno Cândido, de Raimundo Neudo Barbosa de Oliveira, Agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual do Ceará do BNB, de Wesley Araújo da Mota, Secretário de Agricultura de Pentecoste e de Kleyton Sousa.

O Sr. Neudo Oliveira, do BNB, destacou que o Programa de Desenvolvimento Territorial da ovinocaprinocultura de corte (PRODETER) dos Vales do Curu e Aracatiaçu tem o propósito de estruturar essa cadeia produtiva incluindo todos os seus elos, desde a produção até a comercialização. Na ocasião, após a fala das autoridades houve sorteio de brindes e ouviram-se os depoimentos de participantes do evento.

De acordo com o Sr. Antônio Soares, agricultor do distrito de Miranda, na zona rural de Pentecoste, “foi uma experiência muito boa compartilhar todas essas informações, pois precisamos praticar todos esses ensinamentos que são muito importantes para a gente”. Já o Sr. Gerivaldo, presidente da Cooperativa Agropecuária do Trairi Ltda (Cooperai), “queria destacar que mais importante que aprender é praticar. O conhecimento é útil quando a gente aprende e divulga. Então, que todos que estiveram no evento levem esse conhecimento adquirido para que as atividades funcionem melhor. Espero estar presente nos próximos eventos que virão”.

Para todos que fazem a Universidade Federal do Ceará, um evento como este é um momento ímpar para compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido na academia e prestar contas de todo o investimento nela depositado, assim como para prospectar novas demandas dos produtores, que serão objeto dos futuros estudos a serem desenvolvidos para buscar as soluções mais viáveis aos principais gargalos dessa importante atividade econômica para o estado do Ceará e para o Nordeste do Brasil.

Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (Prof. Magno Cândido).

Fonte: professor Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia.