CCA fecha parceria para produção de colhedora de hortícolas

Data de publicação: 31 de julho de 2013. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) fechou uma parceria com a Jumil, empresa brasileira do setor agrícola, para a produção de uma colhedora autopropelida de hortícolas. O equipamento, invenção do professor Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola, foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Ceará (NIT-UFC) e concorre ao edital Inova Agro.

Este edital disponibilizará recursos no valor total de um bilhão de reais para empresas brasileiras realizarem inovação tecnológica em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia. Os projetos tem valor mínimo de R$ 10 milhões e, se aprovados, serão financiados a juros com valor abaixo do mercado.

O panomara atual da horticultura brasileira é favorável ao desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2006 o valor da produção de hortícolas foi de R$ 11,5 bilhões em uma área cultivada de 771 mil hectares com uma produção total de 17,5 milhões de toneladas gerando 10 milhões de empregos diretos.

Se o projeto for aprovado, o CCA irá fornecer a patente licenciada pelo NIT e apoio científico tecnológico para o desenvolvimento da máquina. A Jumil arcará com o desenvolvimento e a construção de protótipos, além da posterior engenharia de produção para disponibilizar a nova máquina ao mercado.

Fonte: Prof. Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola
Fone: (85) 3366.9763