CCA participa de capacitação em poda de árvores urbanas

Data de publicação: 27 de abril de 2022. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias participou de uma capacitação em poda de árvores urbanas. O evento aconteceu no dia 25 de abril, segunda-feira, no bloco didático do CCA e nas áreas verdes do Campus do Pici

Na ocasião, o Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS) e a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC, que promoveram o evento, compartilharam experiências em inventário e manejo técnico da arborização da Universidade Federal do Ceará, bem como conhecimentos em poda de árvores urbanas.

O professor Lamartine Oliveira, coordenador do GEPS e assessor da PEGA, abordou os principais erros cometidos na poda, que tendem a elevar o risco de uma árvore causar danos físicos e materiais, por causar a formação de galhos secos, excesso de brotações, desequilíbrio de copa, rachaduras, cavidades, ser porta de entrada para pragas e doenças, entre outras consequências da não aplicação de técnicas corretas e precedidas de avaliação.

As podas excessivas, comumente observadas no meio urbano, reduzem drasticamente o tempo de vida das árvores e, consequentemente, perdem-se diversos benefícios proporcionados por elas: redução da sensação térmica; barreira contra vento, ruído e luz; interceptação da água da chuva; aumento da permeabilidade do solo; sequestro e armazenamento de carbono; proteção da biodiversidade; redução do risco de erosão do solo; agradabilidade e beleza do ambiente. Tudo isso contribui para o bem-estar físico e psicológico da população.

A capacitação foi encerrada com a participação da Prefeita Especial de Gestão Ambiental, a Arquiteta e Urbanista Raquel Dantas, a qual pontuou os avanços na gestão de áreas verdes ocorridos nos últimos na Universidade e destacou o lançamento da Política de Arborização da UFC, que está previsto para ocorrer no dia 06 de junho.

Fontes: professor Lamartine Oliveira, do Departamento de Fitotecnia – lamartine@ufc.br, Raquel Dantas, Prefeita Especial de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – prefeitura.especial@ufcinfra.ufc.br