Português

CCA participou da 62° EXPOECE

12 de setembro de 2016

O Centro de Ciências Agrárias da UFC participou da 62° EXPOECE que aconteceu no período de 4 a 11 de setembro de 2016 no Parque de Exposição Governador César Cals. É uma das mais importantes exposições agropecuárias do nordeste onde cerca de 1,3 mil animais participaram de competições concorrendo a 60 mil reais em prêmios para expositores e criadores participantes. 

Além dos animais existe na EXPOECE outras atrações como a casa de engenho, de farinha, bodega e a fazendinha. Na fazendinha, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana, coordenado pelo Prof. Marcos Esmeraldo, implantou módulos demonstrativos sobre cultivo em pequenos espaços, horta ecológica com pneus, modalidades de canteiros para cultivo de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares. No estande da UFC foram expostas a sementoteca (mostruário de sementes do bioma caatinga), mostruário de fitoterápicos, atividades realizadas pelo NEPAU (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana) e parceiros (Instituto de Cultura e Arte, Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos – CEFAC e Coordenadoria de Extensão do CCA – COEx). Durante o evento foram realizadas as seguintes oficinas: montagem de minijardins e miniterrários; gastronomia com ervas, e cultivo em pequenos espaços e compostagem caseira. Também foram distribuídos os seguintes folders:

  • Tecnologia social horta ecológica – módulo familiar misto (hortaliças e medicinais); 
  • Plantas medicinas: aspectos gerias e agronômicos; 
  • Cultivo em pequenos espaços de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares; 
  • Produção de mudas de plantas nativas

Para cumprimento da programação do evento o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Associaçãodos Criadores do Cearense (ACC) e a participação da equipe do NEPAU (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana), dos alunos da Agronômica, empresa júnior da Agronomia, dos estudantes de pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia foram essências. 

Galeria de imagens

Fonte: Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732