CCA realiza, dias 31 e 1º, workshop sobre parcerias para inovação agrícola

Data de publicação: 18 de outubro de 2017. Categoria: Notícias

I Workshop de Inovação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará será aberto no próximo dia 31, às 8h30min, no Auditório Alzir Barreto do Departamento de Zootenia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O evento prossegue até 1º de novembro e tem o objetivo de aproximar os grupos de pesquisa da UFC das empresas e organizações não governamentais (ONGs) que atuam na área agrícola, bem como dos bancos e agências de fomento que podem investir nos projetos de inovação em parceria.

Na programação do evento, a manhã do dia 31 será dedicada a palestras acerca das linhas de financiamento de projetos. Falarão representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Ainda pela manhã, haverá palestras dos professores da UFC Matias Coelho, do Centro de Inovação Tecnológica (CIT); Francisco Nepomuceno, do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico; e Barros Neto, da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (ASTEF).

Na tarde do primeiro dia, representantes de 44 empresas, separados em duas sessões temáticas, apresentarão suas demandas tecnológicas e de negócios. A Sessão I reunirá empresas interessadas em projetos nas áreas de engenharia agrícola, fitotecnia, ciências do solo e economia agrícola. Na Sessão II, ficarão as empresas com interesse em engenharia de pesca, engenharia de alimentos, zootecnia e políticas públicas.

Imagem: O Prof. Daniel Albieiro é o coordenador do evento (Foto: divulgação)O dia 1º será para a realização de matchmaking, metodologia de negócios que compreende reuniões rápidas (cerca de 30 minutos) juntando os  representantes das empresas/ONGs e do CCA. “A marcação das reuniões é realizada pelas empresas/ONGs que escolherão com quais grupos desejam fazer parceria e vice-versa; os grupos também podem marcar reuniões com as empresas/ONGs que lhes interessem”, explica o coordenador do Workshop, Prof. Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola.

Segundo ele, o objetivo do matchmaking é que, no fim das reuniões, “sejam elencadas sinergias entre os grupos de pesquisa e as empresas/ONGs e que haja interesse em realizar futuras conversações visando à elaboração de planos de negócios para serem submetidos aos fomentadores financeiros”. A programação completa já está disponível on-line.

INOVAÇÃO – O Prof. Daniel Albiero observa que, recentemente, a UFC realizou duas importantes ações que reforçam a inovação tecnológica. A primeira foi a aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni) da resolução que dispõe sobre a definição, geração e gestão de direitos relativos à propriedade intelectual e da inovação tecnológica no âmbito da UFC. “Essa resolução regulamentou e facilitou muito a ação dos atores da UFC para realizar parcerias com empresas privadas, ONGs e instituições públicas”, destaca.

A segunda iniciativa foi a parceria firmada com o Parque Tecnológico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para dar suporte no planejamento e organização do Parque Tecnológico da UFC.

“Nosso parque será um vetor inerente de aproximação da UFC às empresas privadas, ONGs e instituições públicas, que poderão tanto construir fisicamente centros de pesquisa e desenvolvimento nas dependências do Parque como utilizar a estrutura já instalada da UFC na forma de parcerias com laboratórios. Qualquer laboratório ou grupo de pesquisa da UFC pode se associar ao Parque na forma de laboratório associado”, diz.

Fonte: Prof. Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola do CCA e coordenador do Workshop – fone: 85 3366 9763