CCA recebe visita de pesquisadores do Havaí-EUA

Data de publicação: 20 de dezembro de 2012. Categoria: Notícias

Nos dias 5 e 7 de dezembro, o Centro de Ciências Agrárias recebeu a visita do doutor Dennis Gonsalves e da doutora Tracie Matsumoto, ambos pesquisadores do Centro de Pesquisa de Agricultura do Havaí (EUA).

A visita, em dois momentos, foi organizada pelo Laboratório de Virologia Vegetal – LabVV/DFT-Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia), coordenado pelo Prof. José Albérsio A. Lima.

No primeiro momento, 5 de dezembro, aconteceu a palestra Mamoeiro Transgênico para o Controle de Virus e a Arte de Comercializar seus Produtos.   A palestra foi realizada no Auditório Prof. Alzir Barreto do Departamento Zootecnia da UFC, Campus do PICI, foi aberta ao público e contou com a participação de autoridades do estado ligadas à defesa fitossanitária (ADAGRI), do MDA, da SDA, das Embrapas Energia (Brasília) e Agroindústria Tropical (Fortaleza), da associação brasileira de produtores e exportadores de papaya (Espírito Santo) e outras instituições estaduais e nacionais.

No segundo momento, 7 de dezembro, a mesma palestra foi ministrada aos  estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e aconteceu  no auditório da Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Bloco 806.

O evento, que tem elevada significância para o Agronegócio cearense, contou, também, com a participação do Dr. Manoel Teixeira, outra autoridade internacional sobre controle de vírus em mamoeiro.

O Dr. Dennis Gonsalves é expressiva autoridade científica internacional sobre estratégias de controle de Viroses do Mamoeiro, foi professor de Virologia Vegetal da Universidade da Flórida e da Universidade de Cornell nos Estados Unidos e é atualmente Diretor Científico do Centro de Pesquisa de Agricultura do Havaí. Ele foi responsável pela recuperação da cultura do mamoeiro devastada nas ilhas do Havaí pelo vírus da mancha anelar (Papaya ringspot virus), no período de 1980 a 1997.

Fonte: Prof. Márcio Cleber, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia – (fone: 85 3366 9670)