CCA recebe visita do Gerente de Projetos de Relações Internacionais vinculado ao Programa Capes/Brafagri

Data de publicação: 28 de março de 2022. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias recebeu, na manhã desta segunda-feira, 28 de março de 2022, o gerente de projetos de relações internacionais do Institut Supeioeure d’Agriculture et d’Agroalimentaire Rhone-Alpes (ISARA), Emilien Pax. O ISARA é uma das quatro instituições francesas que compõem o Programa Capes/Brafagri – Cadeia Agroalimentar Sustentável.

O evento teve a participação do professor Rodrigo Rego, Coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento Institucional, do professor Raul Shiso Toma, Coordenador do Programa Pós-Graduação em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas e professor do Departamento de Ciências do Solo, do Engenheiro Agrônomo Francisco José de Mesquita Sales, Diretor da Fazenda Experimental Vale do Curu e de Raimundo Alípio de Oliveira Leão, Assessor da Direção do Centro de Ciências Agrárias.

Emilien Pax veio ao Brasil para visitar todas as instituições brasileiras ligadas ao Programa, com o objetivo de divulgar as universidades francesas por meio de palestras para os estudantes e reuniões com os colegas de projeto, envolvendo orientações e discussões sobre perspectivas de parceria e continuidade do Programa Capes-Brafagri. Trata-se de uma oportunidade de um representante das instituições parceiras francesas conhecer a infraestrutura das Universidades brasileiras onde os estudantes franceses cursarão disciplinas e realizarão estágio.

O Programa Capes-Brafagri é composto também pelas seguintes instituições: École Superieure d’Agriculture s’Angers (ESA), Institut Superieur d’Agriculture de Lille (ISA), École d’Ingenieurs de Purpan, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O programa Capes-Brafagri

O programa Brasil França Agricultura consistem em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, além de disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio de estudantes brasileiros na França e de estudantes franceses no Brasil e estimular a aproximação das estruturas curriculares entre as instituições, incluindo a equivalência entre disciplinas e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Reunião com estudantes do CCA

Na visita de Emilien Pax, está programada uma reunião com estudantes dos Cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Zootecnia no auditório do Departamento de Ciências do Solo, localizado no Bloco 807, na tarde de 28 de março.

Da esquerda para a direita: Raul Shiso Toma, Emilien Pax, professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Rodrigo Rego, Francisco José de Mesquita Sales e Raimundo Alípio de Oliveira Leão