Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

CCA tem membros indicados para a Academia Cearense de Ciências (Aceci)

Data de publicação: 26 de janeiro de 2017. Categoria: Notícias

A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo, portanto, mais de 30 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado, contribuindo com ações, visando o engrandecimento do Ceará.

Recentemente, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia, será ampliado para um total de 45, podendo chegar a 50, até o final do ano. E nessa ilustre lista consta o Prof. Dr. Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura – Professor do Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia, da UFC.

À semelhança da Academia Brasileira de Ciências, foi criada, também, a Categoria de Sócios Afiliados da Aceci, a ser composta de jovens pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento científico, radicados no Estado do Ceará. Segundo o Estatuto da Academia, os Membros Afiliados podem participar de todas as atividades da Academia, por um período de cinco anos.

Recentemente foi selecionado o servidor técnico administrativo o senhor Dr. Francisco de Assis Câmara Rabelo Filho – Agrônomo responsável pelo Laboratório de Virologia Vegetal da UFC.

Os novos Acadêmicos foram selecionados em diferentes áreas do conhecimento científico, mediante indicação à presidência da Academia, por, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Todos os Membros Titulares e os Acadêmicos Afiliados foram selecionados, através da análise e da avaliação dos seus perfis acadêmicos, refletidos nos seus Curricula vitarum, envolvendo, sobretudo contribuições científicas, administrativas, tecnológicas e formação de recursos humanos. Por tal razão, o reconhecimento dos frutos do trabalho de um cientista, para compor a Academia, é o que mais o enaltece, especialmente por ser pronunciado pelos seus pares, constituindo, assim, a nobreza do gesto de reconhecimento, uma honraria.

Todos os novos Acadêmicos irão tomar posse no dia 27 de janeiro do ano em curso, em Solenidade a ser realizada no Auditório Castelo Branco, da Reitoria da UFC.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732

Acessar Ir para o topo