Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Centro de Ciências Agrárias comemora os 50 anos da Revista Ciência Agronômica

Data de publicação: 10 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará celebrou, na manhã desta quinta-feira (9), os 50 anos da primeira edição da Revista Ciência Agronômica (RCA), com solenidade e descerramento de placa em homenagem ao jubileu de ouro do periódico. O evento, realizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, contou com a presença de alguns dos primeiros organizadores da revista, membros da gestão superior da UFC e convidados.

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof. Almir Bittencourt, Pró-Reitor de Planejamento e Administração; Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora do CCA; e Prof. Alek Sandro Dutra, Editor-Chefe da revista

Da esquerda para a direita: Prof. Almir Bittencourt, Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora do CCA, e Prof. Alek Sandro Dutra, Editor-Chefe da Revista Ciência Agronômica

Lançada em julho de 1971, a publicação foi criada para difundir os conhecimentos científicos na área de ciências agrárias desenvolvidos pelos pesquisadores da Escola de Agronomia do Ceará, que deu origem ao Centro de Ciências Agrárias da UFC. Atualmente, as pesquisas divulgadas não se restringem mais aos pesquisadores da Universidade, contudo foi mantida a prioridade para pesquisas inéditas e novas tecnologias de interesse das áreas relacionadas às Ciências Agrárias e aos Recursos Naturais.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Durante a cerimônia, o Prof. Alek Sandro Dutra, do CCA, relatou brevemente a trajetória da publicação da qual é editor-chefe, dando ênfase ao momento em que a revista passou a ser publicada integralmente em língua inglesa, em 2017, mudança que elevou o alcance do periódico dentro da comunidade científica e englobou estudos de pesquisadores de diversos países. “Nos últimos anos a RCA tem estado entre as dez melhores revistas científicas da área de ciências agrárias, e isso é muito relevante por se tratar de uma revista institucional, diferente das revistas de associações, que possuem mais recursos”, explicou.

Imagem: Exposição dos primeiros exemplares da revista

Na ocasião, houve a exposição dos primeiros exemplares da “Revista Ciência Agronômica” (Foto: Viktor Braga/UFC)

A diretora do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, agradeceu o apoio recebido da gestão superior da UFC durante toda a existência da revista e a todos os professores, servidores técnico-administrativos, bolsistas e às demais pessoas que contribuíram de alguma forma para a publicação. “Vislumbramos um futuro em que teremos ainda mais destaque na produção científica nacional e internacional”, prospectou a diretora.

Representando a reitoria, o Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração, declarou que “a UFC se sente orgulhosa por ter uma revista como a Ciência Agronômica, que eleva o nome da Universidade entre as instituições, não apenas no Brasil, mas no mundo”. O gestor destacou ainda a importância de reconhecer o passado, gratular os “momentos heróicos” iniciais dos que se dedicaram a implantar a revista, “apesar das dificuldades naturais da vida, com trabalho, dedicação, responsabilidade e comprometimento”.

Imagem: O evento, realizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, contou com a presença de alguns dos primeiros organizadores da revista, membros da gestão superior da UFC e convidados

O evento, realizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, contou com a presença de alguns dos primeiros organizadores da revista, membros da gestão superior da UFC e convidados (Foto: Viktor Braga/UFC)

REVISTA – A Revista Ciência Agronômica é um periódico trimestral de Qualis B1 nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências de Alimentos e Zootecnia/Recursos Pesqueiros. Atualmente está na 53ª edição, com 11 artigos da edição de 2022 já publicados. Os estudos divulgados no periódico estão indexados nas bases AGRIS, AGRÍCOLA, AGROBASE, CAB International, Cabell’s International, CAPES, DOAJ, EBSCO Publishing, Google Acadêmico, ISI, LATINDEX, REDIB, SciELO e SCOPUS.

Notícia publicada originalmente no site da UFC.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: (85) 3366 9732

Acessar Ir para o topo