Cinco cursos do CCA irão aparecer no Guia do Estudante 2013

Data de publicação: 11 de setembro de 2012. Categoria: Notícias

Os cursos de graduação em Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Zootecnia, pertencentes ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, irão aparecer no Guia do Estudante 2013. O periódico divulga os melhores cursos do país de acordo com avaliação realizada pela equipe e a nova edição estará disponível nas bancas a partir do dia 25 de outubro de 2012.

Os cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia obtiveram cinco estrelas, sendo considerados "excelentes". Os cursos de Agronomia, Economia Doméstica e Engenharia de Alimentos, por sua vez, foram classificados com quatro estrelas, sendo considerados "muito bons".

Para realizar a avaliação, a equipe do GE conta com a ajuda de professores e coordenadores de 2.053 faculdades para atribuir conceitos aos cursos. Para serem avaliados, eles têm que seguir alguns critérios, como: ser bacharelado ou bacharelado e licenciatura simultaneamente (com exceção dos cursos de Pedagogia e Educação Física, considerados apenas licenciatura); possuir turma formada há pelo menos um ano; ser presencial; ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

A avaliação é feita a partir de um questionário preenchido pelos coordenadores. Cada um pode avaliar até 35 cursos da região que leciona, desde que nenhum seja da instituição na qual trabalham. Além de receber influência dos resultados divulgados pelo GE nos cinco anos anteriores, avaliação é feita com base em seis critérios: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Depois disso, a média dessas avaliações irá tornar-se o número final de estrelas de cada curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduaçao – Prograd
Portal da Universidade Federal do Ceará