Conferência debate Política de Desenvolvimento do Brasil Rural

Data de publicação: 13 de agosto de 2013. Categoria: Notícias

Acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). O evento tem o objetivo de indicar metas de curto, médio e longo prazo para a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR). Participarão como delegados, representantes da UFC, o Prof. Guillermo Gamarra Rojas, do Departamento de Economia Agrícola e a Prof.ª Helena Selma Azevedo, do Departamento de Economia Doméstica.

A Conferência Nacional é norteada pelos seguintes eixos:

1. Desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar.
2. Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais
3. Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida.
4. Gestão e participação social.
5. Autonomia das mulheres rurais.
6. Autonomia e emancipação da juventude rural.
7. Promoção do etnodesenvolvimento.

Participam da conferência agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade civil.

A conferência se constitui como um espaço de formação, interlocução e participação na construção da política pública em debate. Todos os interessados em contribuir com o evento podem enviar sugestões ou comentários para o Centro de Ciências Agrárias ou para a delegação da Universidade Federal do Ceará.