Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Conheça o NERAS, grupo de pesquisa com foco em energias renováveis

Data de publicação: 10 de maio de 2013. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC conta com mais um importante grupo de pesquisas, o Núcleo de Energias Renováveis para Agricultura do Semiárido (NERAS), coordenado pelo professor Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola do CCA. O NERAS tem como carro chefe estudos sobre Energia Eólica, mas aborda também os temas Energia Solar e Bioenergia.

Na área de energia eólica foram realizadas diversas parcerias estratégicas para operacionalizar e proporcionar a transdisciplinaridade necessária para a aplicação desta fonte de energia na agricultura familiar. Os principais parceiros do NERAS são o Prof. Paulo César Marques de Carvalho do DEE-CT-UFC, pesquisador na área de energias renováveis; Prof. Sérgio Daher, do DEE-CT-UFC, especialista na área de eletrônica de potência e energias renováveis; Prof. Flávio Roberto Gonçalves, do IFCE-Fortaleza, professor na área de mecatrônica e especialista em aerodinâmica; Prof. José Heldenir Pinheiro Bezerra, do IFCE-Fortaleza, professor na área de motores e especialista em estruturas composites e o Prof. Hans Heinrich Vogt, da Unifor, professor na área de automação industrial e especialista em estruturas para aerogeradores.

Com estas parcerias foi possível aprovar um projeto no Banco do Nordeste para o desenvolvimento de aerogeradores de alto desempenho para baixas velocidades de vento para a agricultura familiar, no valor de R$ 70.000.

O Prof. Paulo Carvalho, em outro projeto do Banco do Nordeste sob sua coordenação, inseriu o NERAS na avaliação de uma turbina Hummer de 1kW para aplicações na agricultura irrigada e também na participação das discussões sobre um convênio entre a Brasil Wind e o CCA-UFC onde serão desenvolvidos novos geradores de pequena e média potência para a agricultura. Também está previsto no convênio a doação para o CCA de uma turbina eólica de médio porte (50kW), energia suficiente para sustentar uma pequena vila.

O NERAS participa ainda da organização do CONBEA 2013, Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola que será realizado em Fortaleza entre os dias 4 e 8 de agosto de 2013. No evento o Prof. Daniel Albiero foi responsável pela vinda do palestrante internacional Prof. João Farinha Mendes, coordenador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), pertencente ao Ministério da Economia e Emprego do Governo de Portugal. Uma reunião está prevista para acontecer durante o evento com o objetivo de fechar uma parceria com o laboratório para promover intercâmbios entre pesquisadores, professores e estudantes da UFC e do LNEG de Portugal.

Fonte: Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola
Fone: (85) 3366.9763

Acessar Ir para o topo