Curso de Economia Ecológica do CCA é destaque em encontro nacional

Data de publicação: 18 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

O curso de bacharelado em Economia Ecológica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará terá destaque na programação do XII Encontro Nacional de Economia Ecológica, que será realizado de 19 a 22 de setembro em Uberlândia (MG).

Representantes da UFC foram convidados para discutir o tema da mesa “Ensino de economia ecológica no Brasil” . “Com o primeiro curso de graduação na área, a UFC inaugura um momento de enorme importância: a Instituição assume a vanguarda da formação de profissionais em Economia Ecológica no Brasil. Trata-se de um projeto pedagógico que afirma uma postura acadêmica de zelo com ‘nossa casa comum’ e de quebra da hegemonia da espécie humana sobre as demais que nela também habitam”, defende o Prof. Casimiro Filho, coordenador do curso.

A mesa, que ocorrerá na quinta-feira (21), terá a participação dos professores Aécio Alves de Oliveira, Guillermo Gamarra e Suely Salgueiro Chacon, que levarão aos participantes os elementos constitutivos da proposta pedagógica do curso da UFC. A intenção é socializar e problematizar a questão ecológica, bem como a preocupação com o ensino da Economia Ecológica no Brasil, seus limites e possibilidades, tendo-se por base a opção pedagógica sociocrítica do curso.

SAIBA MAIS – Neste ano de 2017, a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECO-ECO) promove a 12ª edição de seu encontro bianual. O evento é o mais importante da área no Brasil. A programação trata de temas atuais relacionados a questões relevantes não apenas para nosso País, mas para todo o planeta. Professores, pesquisadores, gestores públicos e privados e diferentes profissionais ligados à área ambiental, além de estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, são o público do evento.

Em 2017, o tema principal do XII Encontro Nacional de Economia Ecológica será “Economia ecológica e institucionalidade ambiental em tempos de crise”, que traz uma reflexão no contexto das relações entre economia e natureza e das profundas desigualdades que se distribuem no mundo. Em particular, o debate estimula uma crítica profunda ao paradigma do crescimento econômico a qualquer custo.

Fonte: Coordenação do curso de Economia Ecológica da UFC – fones: 85 3366 9663 e 3366 9115 / e-mail: economiaecologica@ufc.br