Curso de Gestão de Políticas Públicas é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação

Data de publicação: 2 de julho de 2019. Categoria: Notícias

Nos dias 17 e 18 de junho, a comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) visitou o curso de Gestão de Políticas Públicas com vistas ao seu reconhecimento e emitiu conceito 5, o que coloca o Curso no patamar de excelência no ensino e dá à UFC mais uma graduação com nota máxima de qualidade.

O Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas é oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias da UFC, com 50 vagas anuais e oito semestres de duração, na modalidade presencial, e está formando as suas primeiras turmas. O Curso tem a maioria de suas disciplinas ofertada pelo Departamento de Estudos Interdisciplinares (DEINTER/CCA).

Tendo iniciado as suas atividades em março de 2015, o Curso é fruto de diversas ações de pesquisa e extensão associadas à pós-graduação, com o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), e à graduação, através das ações desenvolvidas no Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) no âmbito do Curso de Economia Doméstica. Também merece destaque especial neste processo o Programa Residência Agrária, do Ciências Agrárias (CCA/UFC).

Também foram fundamentais na criação do Curso a participação de diversos professores do Departamento de Economia Doméstica na inserção em diversas Políticas e Programas, seja através do desenvolvimento de pesquisa ou de execução de ações, entre as quais podem ser nomeadas as Políticas/Programas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Educação Infantil; Gênero; Juventude e Pessoa Idosa; Reassentamento de populações urbanas e rurais; Microcrédito e Economia Solidária, com efetiva contribuição no campo das políticas públicas.

O Curso de Gestão de Políticas Públicas está voltado para a formação de quadros de nível superior científica, técnica e eticamente preparados para assumir responsabilidades enquanto administradores públicos e administradores do terceiro setor, capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

O Curso de Gestão de Políticas Públicas faz parte do “Campo de Públicas” – expressão utilizada por professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes de cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social, de universidades brasileiras, voltados à defesa dos valores, interesses e propostas concernentes à implantação e consolidação, no Brasil, de um ensino de graduação de qualidade, comprometido com os desafios da gestão pública necessária aos avanços sociais, políticos e administrativos nos governos, em seus diversos níveis (União, Estados e Municípios) e em seus diversos âmbitos (administração direta, indireta e fundacional, empresas públicas).

A nota 5 do Curso de Gestão de Políticas Públicas espelha o trabalho coletivo desenvolvido por seus professores, funcionários e estudantes e reforça a excelência da UFC como uma das melhores do país.

Fonte: Professora Francisca Silvania de Sousa Monte – Coordenadora de Programas Acadêmicos do CCA – Fone: 3366 9736.