Curso de Produção e Utilização de Silagem foi realizado em Tejuçuoca

Data de publicação: 1 de outubro de 2012. Categoria: Notícias

Durante a XI TEJUBODE – Feira de Ovinocaprinocultura de Tejuçuoca -, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, aconteceu o curso “Reserva de Forragem para a Seca: Produção e Utilização de Silagem”.

O curso foi realizado por uma parceria entre o FUNDECI-Banco do Nordeste, a Prefeitura de Tejuçuoca, o Núcleo de Ensino e Estudo em Forragicultura (NEEF/CCA/DZ/UFC), a Associação Científica de Estudos Agrários (ACEG), a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE).

Na abertura, além dos produtores, estavam presentes também representantes das seguintes Instituições: ADEL, SEBRAE, CVT-PENTECOSTE, UFC, EMATERCE, CENTEC e Associações comunitárias.

O curso, que faz parte das ações do projeto de extensão “Reserva de Forragem para a seca: Produção e utilização de Silagem”, financiado pelo FUNDECI/Banco do Nordeste, contou com a participação de 37 pessoas, dentre elas produtores, estudantes e profissionais da área. A sua carga horária foi dividida em aulas teóricas e aula prática. A parte teórica foi ministrada nas dependências do Centro InterEscolar, em Tejuçuoca (CE), durante a realização do III Seminário dos pequenos produtores da Ovinocaprinocultura de Tejuçuoca. A parte prática foi realizada no último dia do curso no Parque de Exposições Joãozão, durante a XI TEJUBODE.

Foram abordados no curso aspectos referentes à “Importância da silagem nos sistemas de produção animal nos trópicos”, “Forrageiras indicadas para ensilar”, maquinário”, “Processo de ensilagem: corte, pré-secagem, compactação e fechamento do silo”, “Tipos de silo”, “Uso de aditivos”, “Qualidade e valor nutritivo da silagem”, “Perdas durante o processo”, “Utilização da silagem na produção animal” e “Avaliação econômica da produção e da utilização de silagem”. Durante a aula prática foi feita a demonstração da picagem do capim elefante, compactação e fechamento do silo tipo cincho e abertura de um silo tipo bambona com silagem de
capim elefante e posterior avaliação de alguns aspectos referentes à qualidade.

De acordo com o professor Magno Cândido, um dos organizadores do curso, “esse tipo de evento é de suma importância para aproximar a universidade do homem do campo e para oferecer uma experiência prática para os estudantes.”

A equipe de organização do curso foi composta pelo professor Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia; Nailson Lima Santos Lemos, pós-doutorando em Zootecnia, e Ellen da Costa Gomes e Érica Pinto de Araújo, raduandas em Zootecnia, todos vinculados à Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Professor Magno, Departamento de Zootecnia. Telefone: 3366 9711