Defesa de dissertação de mestrado: Polyana da Costa

Data de publicação: 19 de abril de 2017. Categoria: Notícias

Ocorrerá terça-feira (25) às 09:00 na sala de videoconferência do CCA (Bloco 826), a defesa de Dissertação de Mestrado da aluna Polyana da Costa Matias com o tema “Metodologia e conversão de fatores e seu uso para análise de eficiência energética através de EROIs no Semiárido Brasileiro”.

TÍTULO:

PALAVRAS-CHAVES:
Metabolismo social. Semiárido brasileiro.Retornos de invertimento em energia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:
Dada a relevância das mudanças climáticas em nível mundial, com restrições cada vez maiores nas condições de exploração ambiental e no acesso a fontes de energia, faz-se importante focar o desenvolvimento das nações na direção de uma economia sustentável. Neste sentido, análises de sustentabilidade tendo o fator segurança alimentar e eficiência energética como forte preocupação, tornam-se cada vez mais válidas. O presente estudo apresenta como objetivo construir uma tabela de conversão de fatores para biomassa e energia no semiárido, no intuito de auxiliar no cálculo de fluxos de biomassa e energia, dimensionar esses fluxos para dois acroecossistemas no semiárido, e analisá-los através de Retornos de Investimento em Energia (EROIs). A tabela de conversão de fatores se mostrou eficiente para auxiliar na mensuração dos fluxos dos dois agroecossistemas analisados. O agroecossistema de Mandala incluso no estudo mostrou melhores Retornos de Investimento em Energia, quando comparado com a horta orgânica estudada. Isto se dá devido a sua grande preocupação em manter a estabilidade ecológica e biodiversidade do sistema, através da diversificação dos cultivos e criações e dos vários reusos dos seus resíduos.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – 1778680 – GUILLERMO GAMARRA ROJAS