Defesa de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

Data de publicação: 12 de março de 2015. Categoria: Notícias

Ocorrerá nesta sexta-feira, 13, a defesa de mestrado pelo aluno Daniel Gurgel Pinheiro. A defesa será realizada as 14:00h no auditório do Dena.

O estudo a ser defendido tem por título "MOLHAMENTO DE CARGAS COMO MÉTODO DE ATENUAÇÃO DO ESTRESSE TÉRMICO DURANTE O TRANSPORTE DE FRANGOS VIVOS"

Farão parte da banca os professores José Antônio Delfino Filho, presidente; Carla Renata Figueiredo Gadelha, externa ao programa; e Geraldo Luis Bezerra Ramalho, externo à instituição (IFCE).

Pode-se conferir o resumo do estudo logo abaixo:

"Uma prática muito utilizada na avicultura de corte, durante as operações pré-abate de carregamento e transporte, é o molhamento da carga. A prática do molhamento, segundo a maioria dos produtores, é uma forma de amenizar o estresse das aves e minimizar as perdas produtivas. Vários trabalhos desenvolvidos na área de ambiência focaram suas atenções nas operações pré-abate de jejum, captura, carregamento, transporte e espera. Porém, o molhamento é apenas citado como uma prática muito difundida, não constando, no entanto, nenhuma análise que comprove o seu benefício. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do molhamento da carga na redução do estresse térmico. Para a análise, foi medida a temperatura, a umidade relativa e o Índice Entalpia de Conforto (IEC), além da velocidade e temperatura do vento durante a viagem, com o uso de ferramentas de zootecnia de precisão, como termovisores, miniestações meteorológicas – Data Logger – e termoanemômetros. Para a caracterização do microclima da carga, foi utilizado o Índice Entalpia de Conforto, bem como técnicas de geoestatística (mapas de Krigagem) para a determinação da distribuição espacial da temperatura e da umidade relativa referente à fileira central da carga. As demais fileiras da carga foram analisadas através de termogramas, e tentou-se medir a sensação térmica durante a viagem através da temperatura equivalente de Wind Chill. A abordagem deste trabalho dá ênfase ao uso do IEC e das tabelas de Entalpia, além do uso do teste de hipóteses t para verificar a afirmação de que não haveria diferença entre as médias do IEC da carga molhada e da carga seca, na região que apresenta a pior situação de dissipação do calor (fileira central) durante o transporte. Os experimentos mostraram, através do teste de significância, que houve diferença entre as médias do IEC com molhamento e sem molhamento, pois a média do IEC da carga sem a realização do molhamento apresentou os menores valores. Palavras – chave: Avicultura. Molhamento. Pré-abate."

Informações:

Discente: Daniel Gurgel Pinheiro
Data: 13.03.2015
Hora: 14:00h
Local: Auditório do Dena
Título: MOLHAMENTO DE CARGAS COMO MÉTODO DE ATENUAÇÃO DO ESTRESSE TÉRMICO DURANTE O TRANSPORTE DE FRANGOS VIVOS

Fonte:  Prof. José Antônio Delfino Barbosa Filho – Dep. Engenharia Agrícola – UFC. Tel: (85) 3366-9128