Defesa de Tese redigida em inglês reforça o compromisso da Pós-Graduação do CCA com a internacionalização

Data de publicação: 27 de agosto de 2020. Categoria: Notícias

Mesmo com as limitações trazidas pela pandemia para realização de atividades presenciais, as defesas de Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias continuam ocorrendo de forma online. Na terça-feira, 25 de agosto, ocorreu a defesa da Tese intitulada Hydrogels for application in soils under abiotic stresses of drylands pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (PPGCS).

A Tese foi defendida pela doutoranda Carla Danielle Vasconcelos do Nascimento, sob orientação da professora Mirian Costa, na área de concentração Manejo do Solo e da Água. O material foi redigido em inglês e a defesa pública da tese também foi em língua inglesa. A banca foi presidida pela professora Mirian Costa e os membros foram o professor Robert Simmons (Universidade de Cranfield, Reino Unido), a professora Judith Pessoa de Andrade Feitosa (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica/UFC) e os professores Helon Hébano de Freitas Sousa e Jaedson Cláudio Anunciato Mota, ambos do Departamento de Ciências do Solo/UFC.

O professor Jaedson Mota, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, destacou que a realização de trabalhos de conclusão de curso em língua inglesa e a participação de pesquisadores estrangeiros nas bancas e nos projetos de pesquisa são ações que contribuem com a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação – o que tem sido apresentado pela CAPES como relevante nas fichas utilizadas na avaliação quadrienal dos programas.

A professora Mirian Costa informou que a participação do professor Robert Simmons na defesa foi possível graças a uma parceria iniciada em 2012 por meio de projeto financiado pelo British Council e que tem avançado ao longo dos anos por meio de outros projetos, como o Pró-Integração (CAPES/Ministério da Integração Nacional – Edital nº 55/2013). Por meio do projeto, a doutoranda Carla Danielle teve a oportunidade de realizar Doutorado Sanduíche na Universidade de Cranfield, de modo a aprimorar ainda mais seus conhecimentos e seu projeto de pesquisa.

Os professores reforçam que, com a conclusão deste trabalho, há um resultado positivo em termos da formação de recursos humanos de excelente qualidade na Ciência do Solo. Adicionalmente, os resultados da pesquisa realizada ao longo do Curso de Doutorado mostram benefícios de polímeros hidroretentores no aumento da água disponível às plantas em solos arenosos mesmo em condições salinas e de elevadas temperaturas – o que é bastante promissor diante das limitações hídricas do semiárido brasileiro.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.