Núcleo de Desenvolvimento da Criança – Colégio de Aplicação (NDC CAp UFC)

Direção

Diretora: Profª. Marcelle Arruda Cabral Costa
Endereço: Campus do Pici, Bloco 859, CEP 60440-554
E-mail: ndc@ufc.br

Corpo Técnico

• Ronaldo Macedo de França Lima

Histórico

Nos 22 anos de existência como Projeto de extensão e recentemente criado como uma Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UUNDC), de acordo com a Resolução Nº  02/CONSUNI, de 25 de fevereiro de 2013, o Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC) tem procurado exercer de forma indissociável suas  funções acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Em sua trajetória, o NDC vem sendo reconhecido pela qualidade do programa de Educação Infantil oferecido às crianças, como também  pela contribuição como imprescindível “locus” de aprendizagem para alunos de diversos cursos de graduação e como espaço  privilegiado  para pesquisas sobre o desenvolvimento da criança e a Educação Infantil.

Em relação ao ensino de graduação, o NDC, somente no segundo semestre deste ano, recebeu 6 alunos de Pedagogia para estágio, 9 alunos do Curso de Química, que desenvolveram  atividades  sobre  reciclagem  com  as  crianças;  7  alunos  de  música, também estágio e 3 alunas de Economia Doméstica, uma na área de alimentação e duas desenvolvendo  atividades  na  sala  de  leitura. Por meio dessas diversas  atividades, os alunos cumprem exigências de  múltiplas disciplinas dos referidos cursos e contribuem para o enriquecimento do programa de Educação Infantil. Alunos de outras universidades e do Instituto de Educação do Ceará também realizam estágios no NDC.

Quanto à extensão, o NDC, por meio de seus professores participa intensamente do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, no Governo do Estado do Ceará, tendo participado também em anos anteriores do Projeto Criação da Prefeitura Municipal de Fortaleza que reformulou a Proposta Pedagógica do Município. Além disto, o NDC é constantemente  visitado  por  professores e técnicos da rede pública de Fortaleza e municípios do interior que já o consideram uma  referência no campo da Educação Infantil.

Em  relação à  pesquisa, todos os anos há  estudantes de graduação (iniciação científica) e de pós graduação que coletam dados para suas monografias, dissertações e teses  com as crianças e famílias do NDC.