Dia do Servidor Público: uma homenagem

Data de publicação: 28 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

Parabenizamos todos os servidores públicos – docentes e técnico-administrativos – pelo Dia do Servidor Público.

Hoje é dia de celebrar a existência de cada servidor que faz parte do Centro de Ciências Agrárias e a sua dedicação ao público – o sentido da palavra servidor público é sintetizado por um verbo e um substantivo: servir e o outro. De fato, ser servidor público é colocar a alteridade como prioridade, trabalhar pelo bem de outro.

Como somos parte de uma Instituição de Ensino Superior, a finalidade do nosso trabalho é proporcionar uma educação de qualidade aos alunos – eles são o principal público a quem devemos servir. Neste sentido, o Centro de Ciências Agrárias tem tido destaque tanto nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação quanto nas realizadas pelos graduados egressos dos nossos Cursos (ENADE).

Para que o objetivo da educação de qualidade seja atingido, são necessários inúmeros processos, que estabelecem uma grande teia invisível de relações entre pessoas, envolvendo desde o trabalho direto com os estudantes até as instâncias superiores da Universidade. Ao destacarmos as interconexões entre estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados, podemos perceber que somos também público uns dos outros.

Neste âmbito, algumas palavras são importantes sinalizadores: profissionalismo, respeito, cordialidade e inovação. Profissionalismo para fazer, com a melhor qualidade possível, o que deve ser feito; respeito para que se estabeleçam relações saudáveis entre todos que fazem parte da nossa comunidade; cordialidade para que essas relações sejam pautadas pela leveza; e inovação para que possamos inserir o novo nas nossas atividades, tendo em vista o potencial ainda pouco explorado das novas tecnologias.

Pautados em servirmos bem aos alunos e uns aos outros, podemos atender as demandas que o presente e as perspectivas de futuro nos trazem, contribuindo para o desenvolvimento do nosso Centro e da nossa Universidade, assim como para o desenvolvimento pessoal de cada servidor, estabelecendo condições para que possamos individualmente alcançar a realização profissional.

Com orgulho pelo que foi construído e com esperança pelo que podemos fazer,