Português

Abertura das comemorações do centenário da Escola de Agronomia da UFC

3 de maio de 2018

Ontem deu-se início às comemorações alusivas ao Centenário da Escola de Agronomia do Ceará com a Solenidade de Abertura no Auditório Alzir Barreto, do Departamento de Zootecnia, seguida da Inauguração do Monumento Centenário e a reabertura do Memorial da Escola de Agronomia do Ceará, no prédio da Diretoria do Centro de Ciências Agrárias.

 

Programação:

1) Homenagens aos professores e técnico-administrativos representantes de vários segmentos e as instituições parceiras.

2) Inauguração do Marco Histórico, localizado no jardim Interno do prédio da Diretoria do CCA.

3) Reabertura do Memorial da Escola de Agronomia do Ceará.

 

Discurso da Diretora do Centro de Ciências Agrárias

Cumprimento o Magnífico Reitor Prof. Henry de Holanda Campos em nome de quem saúdo todas as autoridades que compõem esta mesa.

Cumprimento e agradeço aos professores, técnico-administrativos, estudantes e convidados aqui presentes.

Um cumprimento em especial à minha filha Sofia.

A Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará comemora, hoje, o seu Centenário. É com grande satisfação que eu faço parte desta história, como ex-aluna da
Agronomia, ex-residente universitária e Diretora do Centro de Ciências Agrárias. De início, gostaria de agradecer a Comissão Organizadora dos preparativos das comemorações dos 100 anos da Agronomia da UFC: Prof. Roberto Claudio Frota Bezerra, presidente de honra, Prof. Francisco de Assis Melo Lima, Presidente da Comissão e os professores Marcos Vinicius Assunção e Cândida Hermínia Campos de Magalhães pelo precioso trabalho na busca do resgate histórico.

Nossos agradecimentos pelo o apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, COGERH-CE e ADECE.

A programação relativa ao nosso Centenário envolve homenagens aos professores, técnico-administrativos e instituições. Uma homenagem especial será prestada ao Professor Luiz Antônio Maciel de Paula em memória. Constam ainda na programação várias atividades acadêmicas, como a XXVIII Semana de Agronomia, realizada pelos estudantes do curso, que começa hoje e se estenderá até o dia 5 de maio; nos dias 7 e 8 de junho será realizado o VI Simpósio em Economia Rural, com tema central: “Políticas públicas e geração de renda no Nordeste rural”; em outubro haverá o I Workshop dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

1) Hoje, faremos homenagens aos professores e técnico-administrativos representantes de vários segmentos e as instituições parceiras.

2) No segundo momento, ocorrerá a Inauguração do Marco Histórico, localizado no jardim Interno do prédio da Diretoria do CCA. O Marco é uma escultura denominada Século no formato do algarismo romano que simboliza os 100 anos da Escola de Agronomia, criada pelo Artista Plástico e Arquiteto formado pela UFC, Pedro Ricardo Silva Bezerra e a confecção da peça foi feita pelo artista executor Ari Josino.

3) Teremos ainda a reabertura do Memorial da Escola de Agronomia do Ceará, que foi criado em maio de 2003 e passou recentemente por um processo de inventário, ações
de conservação e reorganização espacial de seu acervo. Esse Memorial ficará disponível para visitação pública.

Finalmente, em novembro, fecharemos a programação das atividades alusivas ao Centenário com o lançamento de um livro com vários artigos escritos por autores diretamente vinculados a trajetória da nossa Escola, procurando resgatar com fidedignidade a bela história da Agronomia, no cenário da educação superior do Ceará.

Quero, ainda ressaltar que o Centro de Ciências Agrárias reafirma o seu inarredável compromisso de se manter, permanentemente, atenta às necessidades do desenvolvimento do Ceará – como tem sido desde a sua fundação e fortalecendo o envolvimento com a missão da Universidade Federal do Ceará: transformar conhecimento em produtos, processos e políticas públicas com alto valor agregado, não somente financeiro, mas principal e fundamentalmente, de natureza social.

Concluindo, gostaria de agradecer ao Prof. Alexandre de Holanda Sampaio, Vice-Diretor do CCA, a todos os professores desta casa com os quais tenho o prazer de compartilhar a minha gestão, ao apoio dos técnicos administrativos e colaboradores deste Centro.

Por fim, não poderia deixar de agradecer ao nosso Magnifico Reitor Prof. Henry Campos e, em seu nome, a toda a administração superior da UFC pelo apoio permanente dado ao Centro de Ciências Agrárias.

Muito Obrigada!

Sônia Maria Pinheiro de Oliveira
Diretora do Centro de Ciências Agrárias /UFC
Fortaleza, 02 de maio de 2018

 

Fotos do evento:

Notícias Relacionadas:

http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11154-evento-marca-inicio-do-centenario-da-escola-de-agronomia

https://www.opovo.com.br/jornal/jornaldoleitor/2018/03/centenario-da-escola-de-agronomia-do-ceara.html

https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-e-ufc-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica

https://cca.ufc.br/presidente-da-universidade-do-arizona-envia-carta-para-celebrar-o-centenario-da-escola-de-agronomia/

https://www.youtube.com/watch?v=kwbvhFTx4qc

https://www.youtube.com/watch?v=WKhno2DNdPs

https://youtu.be/RhxEj_KYdyU