Dissertação do programa de pós-graduação em zootecnia da ufc é escolhida a segunda melhor do nordeste

Data de publicação: 24 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

A dissertação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia do CCA/UFC intitulada “Biomassa herbácea e biodiversidade da caatinga submetida a diferentes raleamentos e enriquecimentos”, de autoria de Jefte Arnon de Almeida Conrado recebeu a menção honrosa por ocasião do XII Congresso Nordestino de Produção Animal, realizado de 14 a 16 de novembro de 2017 no polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA.

O estudo foi financiado pela EMBRAPA, orientado pelo Prof. Magno José Duarte Cândido, do Programa de Pós Graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC e coorientado pela Dra. Ana Clara Rodrigues Cavalcante, da EMBRAPA Caprinos e Ovinos, tendo ainda como conselheiros a Profª. Maria Socorro de Souza Carneiro e o Dr. Guilherme de Lira Sobral Silva da UFC e o Dr. Rafael Gonçalves Tonucci, da EMBRAPA Caprinos e Ovinos. A menção honrosa equivale à segunda melhor dissertação do Nordeste defendida entre 01 de setembro de 2016 e 31 de agosto de 2017, nas áreas contempladas pelo Congresso Nordestino de Produção Animal.

O estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o potencial do raleamento em faixas e do enriquecimento com capins buffel e massai, para intensificar a produção de forragem, sem afetar a biodiversidade da Caatinga. Como principais resultados do trabalho, o raleamento em faixas foi tão eficiente quanto o raleamento em savana, para manter a biodiversidade da Caatinga, possibilitando o uso de mecanização para intensificar a produção de forragem e de grãos futuramente.

Quanto às gramíneas exóticas, ambas possibilitaram o aumento da capacidade de suporte da área, com destaque para o capim-massai. Os resultados do trabalho atendem à demanda de produtores que solicitaram à Embrapa e parceiros alternativas para trabalhar o manejo da Caatinga, com redução da mão de obra e aumento da produção de forragem, sem reduzir a biodiversidade da Caatinga. A ação faz parte do Arranjo de Projetos: MaisForragem: Segurança alimentar animal no semiárido, liderado pela Embrapa Caprinos e Ovinos.

O mestre em Zootecnia Jefte Conrado, que recebeu bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, finaliza afirmando que “esse reconhecimento mostra o quão importante são as pesquisas em regiões semiáridas e em biomas como a Caatinga, de modo a buscar intensificação da produção com sustentabilidade e assim contribuir para a melhoria de vida do homem do campo.” Para o Prof. Magno Cândido, esse prêmio retrata a forte parceria institucional entre a UFC e a EMBRAPA, o trabalho árduo de uma equipe que atuou com extrema dedicação e sintonia ao longo de dois anos e o compromisso do grupo de pesquisa com a busca de soluções para a produção sustentável no Semiárido Brasileiro.

Fonte: Magno José Duarte Cândido, Professor do Dpto. de Zootecnia/CCA/UFC – www.neef.ufc.br, magno@ufc.br