Docentes do Departamento de Ciências do Solo se reúnem com pesquisadores da Funceme e do Cirad

Data de publicação: 31 de março de 2022. Categoria: Notícias

Em reunião ocorrida hoje, 31 de março de 2022, os docentes Raul Shiso Toma, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, e Mirian Cristina Gomes Costa se reuniram com pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad – França) para definir a metodologia atividade a ser realizada no âmbito do projeto Sertões.

O projeto está sendo desenvolvido por meio de acordo entre Funceme, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Cirad, contando com a parceria da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições e órgãos estaduais. Dentre os objetivos do projeto está a redução dos impactos ambientais do desenvolvimento rural realizando atividades econômicas com baixo teor de carbono.

Os docentes do Departamento de Ciências do Solo contribuem com a definição de metodologia para identificar os impactos da agropecuária na pegada de carbono. Por meio de diagnósticos de uso e ocupação das terras, estimativas das emissões de gases de efeito estufa e análises do sequestro de carbono nos solos serão avaliadas as mudanças ocorridas ao longo do tempo e em função das diferentes formas de uso agrícola das terras. Esse tipo de avaliação é importante para estimar cenários futuros e propor medidas que sejam mais promissoras visando a baixa emissão de carbono.

O projeto tem proporcionado a interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo as relações da UFC com instituições nacionais e internacionais e ampliando o potencial de geração de conhecimento. Com a participação de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo em ações do projeto, também fica fortalecida a formação de recursos humanos.

Fonte: Departamento de Ciências do Solo – secretariasolos@ufc.br