Doutoranda do PPG Agronomia/Fitotecnia – UFC desenvolve pesquisa nos Estados Unidos

Data de publicação: 29 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Cristiane Ramos Coutinho, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC), integrante do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) da UFC e orientada pelo prof. D. Sc. Patrik Luiz Pastori está desenvolvendo pesquisa na Universidade da California (UCR), Riverside, California, Estados Unidos.

Por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, a estudante permanecerá nos EUA por 6 meses e desenvolverá pesquisa visando detectar infecções naturais de Wolbachia em diferentes linhagens de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae) coletadas no Estado do Ceará e em algumas outras regiões do Brasil.

O orientador no exterior, Ph. D. Richard Stouthamer, é professor do Departamento de Entomologia da UCR e pioneiro em estudos envolvendo a interação Wolbachia – Trichogramma. Seu laboratório possui equipamentos de última geração necessários ao estudo de técnicas moleculares para detecção e identificação de simbiontes.

A Universidade da Califórnia (UCR), Riverside está entre as 10 universidades de prestigio do sistema de Universidades da Califórnia. Academicamente o projeto permitirá o estreitamento da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Califórnia (UCR) por meio do intercâmbio de informações e de tecnologias além de fortalecer a rede de colaboração entre os pesquisadores.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732