Empresa criada por estudantes do CCA/UFC ganha primeiro lugar no I Seminário Água Inovation, com tecnologia inovadora para quem produz peixes e camarões.

Data de publicação: 27 de junho de 2017. Categoria: Notícias

No dia 21 de junho de 2017 ocorreu no Centro de Eventos do Ceará o I seminário Água Inovation, evento organizado em conjunto pelo jornal O Povo e BNB, que teve como temática central o uso sustentável da água. Universidades e Institutos Federais foram convidados a apresentarem projetos em oito temáticas abordando segurança hídrica, 15 projetos foram apresentados e o grupo do CCA/UFC, únicos representantes da UFC, ganhou primeiro lugar na categoria Tecnologias para a Aquicultura, onde concorreram quatro projetos.

A empresa Farmtech liderada pelos estudantes do curso de Mestrado em Engenharia de Pesca, José de Souza Junior, Hudson Damasceno Maia e estudante do curso de Graduação em Engenharia de Pesca Lucas Daniel Borges, apresentou um projeto de monitoramento de qualidade de água da aquicultura por sondas automatizas que enviam os dados para o celular do produtor, facilitando a tomada de decisões e o gerenciamento da fazenda.

A empresa que está em processo de incubação no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), foi constituída com o intuito de auxiliar produtores de peixes e camarão, fazendo uso de tecnologias. Os estudantes receberam mentoria do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP/UFC), e contaram também com o apoio dos professores do Curso de Engenharia de Pesca do CCA/UFC, Oscar Pacheco, Alessandra Cristina e Reynaldo Marinho.

De acordo com o Diretor Executivo da Farmtech, José Junior, a aquicultura terá um papel fundamental nos próximos 20 anos no mundo devido a produção de proteína animal de alta qualidade com pouco uso de água. Apesar de ir na contramão do senso comum, a aquicultura utiliza 11 vezes menos água para produzir 1 kg de carne quando comparada a produção bovina tradicional. O Ceará já foi um dos maiores produtores aquícolas do país, contudo a seca dos últimos anos afetou seriamente a produção exigindo tecnologias que auxiliem os produtores.

O grande diferencial da empresa criada dentro da Universidade está na oferta de produtos que atendem as dores reais dos produtores, como por exemplo o aplicativo Aquimetro, que já está em processo de internacionalização, oferece de forma gratuita mecanismos para auxiliar no gerenciamento das fazendas de camarão. O aplicativo oferece ainda interpretação dos resultados e dicas de cultivo. A empresa se destacou no evento por levar soluções prontas para os problemas reais do estado.

Mais informações sobre os produtos e sobre a Farmtech podem ser obtidas no site www.farmtechbr.com ou pelo telefone: (85) 999180546.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732