Engenheiro Agrônomo do CCA defende dissertação no PPGEA

Data de publicação: 30 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

Em 29/09/2020, o Engenheiro Agrônomo Kleyton Chagas de Sousa do Centro de Ciências Agrárias (CCA) lotado na Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), e aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), defendeu sua dissertação intitulada “Fator de sensibilidade ao déficit hídrico e resposta à irrigação deficitária em duas cultivares de tomate cereja”.

Participaram da comissão examinadora de defesa o Prof. Raimundo Nonato Távora Costa (orientador), Prof. Alexsandro Oliveira da Silva e o pesquisador da Embrapa Rubens Sonsol Gondim.

A contribuição da dissertação está relacionada a possibilidade de reduzir o uso da água via irrigação em determinada fase fenológica da cultura do tomate cereja, sem que a mesma tenha queda drástica de produtividade. A estratégia de déficit hídrico é algo essencial em regiões com baixa disponibilidade de água como ás regiões áridas e semiáridas.

As atividades experimentais foram realizadas na própria Fazenda Experimental Vale do Curu e contou com o apoio do grupo de pesquisa em Engenharia de Água e Solo (GPEAS- Semiárido), coordenado pelos Professores Raimundo Nonato T. Costa e Alexsandro O. da Silva. A doutoranda Kenya Nunes (membro do GPEAS- Semiárido) também teve uma importante participação nas atividades de campo.

O servidor contou com o apoio da Fazenda Experimental e do Centro de Ciências Agrárias através do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP da instituição, recebendo a concessão de afastamento parcial para cursar o programa de pós-graduação.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias