Entrega técnica de tratores nas Fazendas

Data de publicação: 22 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Alunos dos cursos de Graduação em Zootecnia e Agronomia participaram de aulas de campo onde acompanharam a entrega técnica de dois tratores novos.

O acompanhamento foi focado na melhor estruturação do conhecimento técnico dos alunos, de acordo com a necessidade de conhecimento dos processos mecânicos dos motores e a atuação sinérgica dos componentes complementares no planejamento dinâmico e estratégico dos estudantes para o aumento da eficiência operacional, com redução significativa do consumo de combustível, gasto energético, bem como do custo operacional dos equipamentos.

As aulas de campo foram realizadas nas Fazendas Lavoura Seca – Quixadá/CE – e Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC) – Pentecoste/CE -, nos dias 11 e 12 de junho de 2015, respectivamente.

As visitas às fazendas proporcionaram aos alunos o acompanhamento da entrega técnica de dois tratores novos, marca Valtra, modelo BM125i, adquiridos pela Universidade Federal do Ceará – UFC para realização das atividades pertinentes às fazendas. O responsável técnico de pós-venda da Valtra, Wescley Martins, proferiu a entrega técnica com detalhamento de todas as funções mecânicas dos componentes fixos e móveis dos motores, com ênfase para a manutenção preventiva dos sistemas complementares, principalmente a alimentação ar, alimentação combustível, sistema elétrico, arrefecimento e lubrificação.

Essa oportunidade foi possível em função do empenho do servidor Dr. Raimundo Alípio de Oliveira Leão com a empresa fornecedora dos tratores, bem como do apoio do Engº Agrônomo Francisco José de Mesquita Sales e do Prof. Gabrimar Araújo Martins, diretores da FEVC e da Fazenda Lavoura Seca ,respectivamente, a Prof. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora em exercício do CCA, também esteve presente à visita, acompanhando todas as atividades.

Essas ações são necessárias e devem ser contínuas para que o discente utilize essa dinâmica de ensino como premissas básicas para formação de opinião e capacidade de resolução de problemas práticos e diários, com reflexo positivo na sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Fonte: Prof. Carlos Alessandro Chioderoli – Fone: 3366 9763