Escola de Agronomia: 97 anos de luta em prol do Ceará

Data de publicação: 30 de março de 2015. Categoria: Notícias

Hoje, 30 de março, completam-se 97 anos da criação da Escola de Agronomia do Ceará. Concebida por uma plêiade de cearenses versada nas Ciências Naturais e preocupada com os problemas prementes do Semiárido Cearense.

Marchas e contramarcha de ordem institucional permearam a trajetória da Escola de Agronomia até seu sucedâneo: O Centro de Ciências Agrárias.

A Escola foi institucionalizada no ano de 1935, transferiu-se para o Ministério da Agricultura em 1950 e em 16 dezembro de 1954 passou a integrar a então recém-criada Universidade Federal do Ceará, transformando-se no Centro de Ciências Agrárias-CCA, em 1973.

Atualmente o CCA conta com os seguintes cursos:

Graduação:

• Agronomia
  • Economia Doméstica
  • Economia Ecológica
  • Engenharia de Pesca
  • Engenharia de Alimentos
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Zootecnia

• Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Fitotecnia (Mestrado e Doutorado)
  • Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Mestrado e Doutorado)
  • Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado e Doutorado)
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado)
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos (Mestrado e Doutorado)
  • Programa de Pós-Graduação em  Biotecnologia de Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado)
  • Mestrado Acadêmico de Economia Rural (Mestrado)
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca (Mestrado e Doutorado)
  • Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

A excelência do Centro de Ciências Agrárias pode ser comprovada através da grande procura pelo seu curso de Agronomia, que foi, dentre os 91 cursos de graduação ofertados pela UFC, o sexto mais procurado, com 4026 inscritos, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2014, do Ministério da Educação.