Estudante de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia retorna de intercâmbio nos Estados Unidos

Data de publicação: 5 de março de 2018. Categoria: Notícias

A estudante de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da  Universidade Federal do Ceará (UFC) Cristiane Ramos Coutinho, selecionada no programa de Doutorado Sanduiche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estudou por seis meses no segundo melhor curso de Entomologia do mundo, na Universidade da Califórnia – Riverside (UCR). A estudante, que é integrante do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) da UFC, sob a orientação do Prof. Patrik Pastori, conta que o programa visou promover o aperfeiçoamento da língua inglesa, bem como aplicar uma série de técnicas genéticas sobre a identificação de vespas parasitoides do gênero Trichogramma e seu simbionte bacteriano, Wolbachia.

O coorientador no exterior, Richard Stouthamer, é professor do Departamento de Entomologia da UCR e pioneiro em estudos envolvendo a interação Wolbachia Trichogramma. Segundo a estudante o laboratório no qual desenvolveu sua pesquisa contém equipamentos sofisticados que possibilitaram o estudo de técnicas para testes moleculares de detecção e identificação de simbiontes.

No Brasil poucas instituições trabalham com esta técnica, e boa parte dos trabalhos citados na literatura envolvidos na identificação da bactéria Wolbachia foram realizados em parceria com o professor Richard Stouthamer.

A estudante enfatizou que o intercâmbio foi uma oportunidade maravilhosa, permitindo o estreitamento entre as duas Universidades, bem como o acesso a novas tecnologias, visando ao desenvolvimento de estratégias de controle que incluem a manutenção de colônias dos parasitoides infectados pela bactéria.

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia. Telefone: 3366 9670.