Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Estudantes do PPG em Biotecnologia de Recursos Naturais criam startup de diagnósticos moleculares veterinários

Data de publicação: 15 de junho de 2021. Categoria: Notícias

A TaqMol Diagnósticos é uma startup que realiza diagnósticos moleculares veterinários, com atuação nos setores de animais de estimação e criação. A startup foi criada por estudantes de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC (PPGBiotec), com o apoio da Coordenação, objetivando atender às demandas do mercado local por testes moleculares, que hoje são processados em sua maioria, por empresas localizadas na região Sudeste.

A TaqMol iniciou sua jornada em 2019, quando os estudantes, após identificarem uma necessidade do mercado veterinário, resolveram submeter a ideia de testes moleculares veterinários ao Programa Corredores Digitais (PCD) para alavancar a nova empreitada. Através das capacitações e mentorias do PCD, o modelo de negócio da TaqMol foi criado e validado e a startup nascente avançou até a última fase do programa.

Desde sua criação, a startup já conseguiu implementar os protótipos de dois diagnósticos moleculares para duas zoonoses de grande importância no cenário cearense. A primeira delas foi o diagnóstico para tripanossomose bovina, uma doença que causa grandes danos à economia pecuária regional. E a segunda foi o diagnóstico de leishmaniose, também conhecida como calazar, uma doença de grande incidência no estado do Ceará, que causa a morte de muitos animais e que pode ser transmitida a humanos.

A TaqMol além de iniciar suas operações aqui no Estado, conseguiu também iniciar o processo de vendas com clientes no estado do Rio Grande do Norte. Ainda este ano, busca expandir o número de testes no seu portifólio, tendo em mente sempre doenças que são de elevada incidência no estado do Ceará e na região Nordeste.

A equipe da Taqmol Diagnósticos atualmente é formada por cinco biotecnologisstas egressos do Curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFC, dos quais quatro atualmente realizam seus Doutorados no PPGBiotec e uma integrante é Doutora pelo programa Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Fonte: Prof. André Luis Coelho da Silva (Coordenador do PPGBiotec), Marcos Rafael Lobo Bezerra e Wallady da Silva Barroso, doutorandos do PPGBiotec e sócios fundadores da TaqMol Diagnósticos – e-mail: contato@taqmoldiagnostico.com.br

 

Startup nascida na Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais oferta serviços de diagnósticos moleculares veterinários

Enviar material de testes moleculares em animais para ser analisado na região Sudeste era uma realidade de quem reside no Ceará até pouco tempo. Desde janeiro, veterinários e criadores de animais de estimação e produção podem contar com o diagnóstico molecular veterinário realizado no próprio estado.

Esse é o principal serviço de uma startup criada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais (PPGBiotec) da Universidade Federal do Ceará. Pioneira do serviço no estado, a startup atua desde o início deste ano após um processo de formação e capacitação da equipe, que se iniciou em 2019 com o apoio da coordenação do PPGBiotec.

Imagem: pesquisador analisa testes moleculares em laboratório
Startup nasceu dentro da Universidade e reforça a importância das pesquisas realizadas em muitos laboratórios da UFC (Foto: Divulgação/TaqMol Diagnósticos)

O coordenador do PPGBiotec da UFC, Prof. André Luís Coelho da Silva, acredita que o surgimento de uma startup dentro da Universidade reforça a importância das pesquisas, básicas e/ou aplicadas, realizadas em muitos laboratórios da UFC. “Essa iniciativa demonstra que os conceitos estudados, testados e validados em um ambiente acadêmico podem gerar enormes benefícios para a sociedade. Iniciativas como essa são provas de que podemos atender às demandas de mercado e aproximar o meio acadêmico do empresarial”, complementa o coordenador.

Durante o processo de formação e capacitação da startup, a equipe participou do Programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e do Programa Centelha, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) executada no Ceará pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

“A ideia da startup ficou mais firme quando coletamos essa demanda diretamente com alguns médicos veterinários que atuam aqui na cidade, e eles confirmaram que esse tipo de diagnóstico é um pouco complicado aqui, pois eles mandam as amostras para ser processadas em empresas fora do estado”, explica um dos sócio-fundadores da TaqMol Diagnósticos e doutorando do PPGBiotec, Wallady Barroso.

O consultor científico da empresa e doutorando do PPGBiotec, Marcus Bezerra, avalia que “o amadurecimento dos veterinários em querer esse tipo de testes abre portas para que a mão de obra especializada, que sai das universidades, seja absorvida no mercado e também para que novas pesquisas aplicadas sejam desenvolvidas no ambiente acadêmico e possam se traduzir em soluções para o mercado em curto prazo”.

A TaqMol Diagnósticos iniciou suas atividades disponibilizando teste para leishmaniose canina, mais conhecida como calazar, como explica o sócio-fundador Wallady Barroso. “Essa foi nossa primeira proposta de diagnóstico devido à elevada incidência da doença em nosso estado, tanto em pets quanto em humanos. Hoje, também fazemos o diagnóstico da tripanossomose bovina. Essa doença, em especial, é bastante preocupante pois ela pode ser extremamente agressiva nos rebanhos levando à morte dos animais”.

Atualmente, além do Ceará, a startup disponibiliza os serviços de diagnóstico molecular veterinário também para o Rio Grande do Norte. O consultor técnico Marcus Bezerra projeta que a empresa deve expandir sua atuação para mais cidades do interior do Ceará e para outros estados vizinhos, aumentando o portfólio ao oferecer diagnóstico molecular de mais doenças, além de participar de editais de fomento em pesquisa e desenvolvimento. Esses objetivos estão sendo alcançados com a parceria firmada com o Laboratório de Biotecnologia Molecular (LabBMol) da UFC, supervisionado pelo Prof. André Luís Coelho da Silva.

“A parceria com o laboratório, além dos testes moleculares em desenvolvimento, rendeu uma bolsa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) recém- aprovada pelo laboratório para estudante de graduação, que focará no desenvolvimento de um novo teste molecular para detecção de vacas produtoras de leite do tipo A2A2, um tipo de leite menos alergênico para determinados consumidores”, comemora o consultor científico.

Fontes: Prof. André Luís Coelho da Silva, coordenador do PPGBiotec/UFC e do LabBMol – e-mail: andre.coelho@ufc.br; Wallady Barroso, sócio-fundador da startup e doutorando do PPGBiotec/UFC – fone: (85) 99941 7430; Marcus Bezerra, consultor científico da startup e doutorando do PPGBiotec/UFC – fone: (85) 99996 2529

Notícia publicada originalmente no portal da UFC no seguinte endereço:

https://www.ufc.br/noticias/15828-startup-nascida-na-pos-graduacao-em-biotecnologia-de-recursos-naturais-oferta-servicos-de-diagnosticos-moleculares-veterinarios

Acessar Ir para o topo