Estudo sobre a evasão do curso de eng. de pesca

Data de publicação: 15 de dezembro de 2016. Categoria: Notícias

Está sendo elaborado pelo professor Reynaldo Marinho e os alunos do PET [1], um trabalho sobre a evasão do curso de Engenharia de Pesca da UFC. Confira abaixo o resumo do trabalho:

“A evasão é uma das grandes problemáticas que prejudicam as instituições de ensino, de um modo geral. Essa atitude, a paralisação dos estudos, causa prejuízos das mais diversas naturezas, tanto para o estudante quanto para a instituição de ensino que o mesmo está inserido. Assim como em qualquer outra IES, na Universidade Federal do Ceará, os problemas gerados pela evasão tornaram-se crescentes após a mudança do sistema de ingresso nas universidades, o qual passou de vestibular tradicional para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a taxa de evasão do curso de Engenharia de Pesca, elencar os principais motivos que a provocam e testar a eficiência de palestras sobre o curso realizadas em escolas de ensino médio, a fim de propor medidas mitigatórias. Como síntese da análise dos questionários aplicados e dos dados obtidos, percebe-se que mudanças no curso se fazem necessárias, visto que apesar das boas expectativas dos alunos a respeito do mercado de trabalho, foi apresentado um baixo índice de satisfação com a matriz curricular do curso e com o curso em geral. Pelos dados extraídos dos questionários aplicados nas escolas, pode-se dizer que há um baixo conhecimento sobre o curso de Engenharia de Pesca. Sendo assim, o grupo propõe a criação de uma Comissão local de Combate à Evasão do Curso de Engenharia de Pesca.”

[1] Alunos do PET:

• BÁRBARA MENDES BARACHO