Ex-estudante do CCA recebe premiação internacional

Data de publicação: 20 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

O ex-estudante do Centro de Ciências Agrárias, José Aridiano Lima de Deus, foi vencedor do prêmio “IPNI Scholar Award 2015” promovido pelo International Plant Nutrition Institute – IPNI com sede nos Estados Unidos.

O IPNI é uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver e promover informação científicas sobre o manejo responsável dos nutrientes das plantas (N, P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes) para o benefício da família humana. O prêmio é concedido anualmente para estudantes de pós-graduação com pesquisas relevantes na área de nutrição de planta.

Na edição deste ano foram agraciados 37 estudantes de 13 países. Além de Aridiano mais 5 brasileiros foram contemplados nesta edição que receberam o prêmio no valor de US$ 2.000 cada. Maiores informações sobre o prêmio podem ser obtidas no link.

A tese de Aridiano tem como título provisório: “Modelagem da demanda, partição de nutrientes e recomendação de adubação para a bananeira com base em análise de solo, análise foliar e produtividade”; e tem por objetivo melhorar o manejo nutricional da cultura da banana por meio de modelos de balanço nutricional, de forma a contribui para resolver a problemática da baixa produtividade dos bananais brasileiros.

José Aridiano Lima de Deus é formado em Agronomia em 2010 pela Universidade Federal do Ceará e é Mestre em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas também pela UFC, sendo orientado pelo professor Ismail Soares. Atualmente o estudante está terminando o Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa – UFV, sob orientação do professor Júlio César Lima Neves.

Fonte: José Aridiano Lima de Deus – aridianolima@yahoo.com.br