Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra Atlas digital costeiro marinho e o panorama atual da biotecnologia marinha

Data da publicação: 19 de janeiro de 2022 Categoria: Notícias

Imagem de divulgação do evento, contendo nome da palestra, data, horário e local e fotografias dos palestrantes e da moderadoraO Fórum das Agrárias do Centro de Ciências Agrárias promove a palestra Atlas digital costeiro marinho e o panorama atual da biotecnologia marinha, que será ministrada pelos professores Marcelo Soares e Alexandre Holanda Sampaio e moderada pela professora Oscarina Viana de Sousa.

Haverá emissão de Certificado de participação.

Agenda

Data: 25 de janeiro, terça-feira

Horário: 19h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

Os palestrantes

Marcelo de Oliveira Soares é Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Pós-Doutor em Geociências pela Universitat Autònoma de Barcelona (2016).

É Professor Associado do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Foi Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Ambientais entre 2011 e 2013, Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais entre 2017 e 2019 e entre 2019 e 2021 respectivamente.

Integra redes nacionais como o INCT Ambientes Marinhos Tropicais, que analisa impactos em recifes de corais. Coordena a participação brasileira no projeto internacional I-Plastics (JPI Consortium) e coordena projetos nacionais como o PELD Costa Semiárida do Brasil.

No exterior, também atuou no Institut de Ciències del Mar (Espanha), Centre di Recherche Scientifique (Mônaco) e como professor visitante na Università de Salento (Itália) e na Universidade de Cabo Verde (África).

É membro da rede BRASPOR de pesquisa (Brasil-Portugal). É editor associado da Revista Arquivos de Ciências do Mar. Colabora com os governos federal e estadual (MMA, SEMA, ICMBIO) no tocante às áreas marinhas prioritárias e planos nacionais.

Tem experiência em Oceanografia Ambiental e Geociências, atuando principalmente em mapeamento, conservação e impactos em sistemas costeiros marinhos.

É líder de grupo de pesquisa do CNPq, bolsista de produtividade em pesquisa (Pq-1D-Oceanografia) e Cientista-Chefe em Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará; programa estratégico regional de CT&I que articula ciência para tomada de decisões e formulação de políticas públicas.

Alexandre Holanda Sampaio é Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1982), Especialista em Oceanografia pela USP (1983), Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1992), Ph.D. em Biomedical Sciences – University of Portsmouth – Inglaterra (1997) e Pós-Doutorado no Laboratorie de Chemie Biologique da Université des Sciences et Technologies de Lille, França (2002).

É Professor Titular do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, Vice-Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC e Coordenador do Programa CT-INFRA da UFC. É membro do Conselho Gestor da Central Analítica da UFC. Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC nos períodos de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011, Presidente da Associação Científica de Estudos Agrários-ACEG de 2004 a 2011, Chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC de 2013 a 2016, membro do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da CAPES nos períodos de 2005 a 2007 e de 2007 a 2010. É Coordenador do CT-INFRA da UFC desde 2008.

É membro da Comissão de Coordenação do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX-MCT-CNPq, desde janeiro de 2009. É Consultor do CNPq, CAPES, PADCT, FUNCAP, FAPEAM, FACEPE, FAPESP. É membro do Corpo Editorial da Revista Ciência Agronômica, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. É Revisor das revistas científicas: Arabian Journal of Chemistry, Journal of Experimental Biology, European Journal of Phycology, Journal of Applied Phycology, Phycological Research, Aquaculture, Botanica Marina, Carbohydrate Research, Interciência, International Journal of Biological Macromolecules, Polar Biology, Acta Scientiarum, Boletim Técnico-Científico do Cepnor, Revista Brasileira de Botânica, Acta Amazonica, Boletim Técnico Científico do CEPENE e Revista de Ciências Agrárias. É membro da British Phycological Society.

Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia marinha, algas marinhas, lectinas de algas e invertebrados marinhos, química de proteínas, estrutura de proteínas e compostos bioativos de organismos marinhos.

É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na Coordenação do Programa de Pesquisas Oceanográficas e Impactos Ambientais – COIAM – Oceanografia Biológica desde 2019.

A moderadora

Oscarina Viana de Sousa é Graduada em Engenharia de Pesca (1994) e Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

É professora efetiva do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento microbiológico de ambientes aquáticos, resistência bacteriana a antibióticos, indicadores de poluição, bactérias do gênero vibrio, qualidade bacteriológica de pescado.

Participa dos Grupos de pesquisa Microbiologia Ambiental e do Pescado (UFC) e Imunologia de Invertebrados: implicações na resistência a doenças em aquicultura e biotecnologia marinha (UFSC).

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível PQ2.

Fonte: Fórum das Agrárias do CCA.

Acessar Ir para o topo