Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra O papel da pesquisa participativa no controle biológico conservativo

Data de publicação: 24 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

O Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra O papel da pesquisa participativa no controle biológico conservativo, que será ministrada pela professora Madelaine Venzon e moderada pelo professor Wagner Melo.

Agenda

Data: 31 de agosto, terça-feira, às 19h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

A palestrante

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1988), Mestrado em Fitossanidade (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1991), Doutorado em Biologia Populacional – University of Amsterdam (2000) e Pós-Doutorado na University of California, Davis (2015/16).

É pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e coordenadora do programa estadual de pesquisa em Agroecologia. Foi Coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da Unidade Regional EPAMIG Zona da Mata (2005-2012).

É bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, editora adjunta na área de controle biológico da revista Neotropical Entomology e da Revista Brasileira de Agroecologia. orientadora no curso de Pós-graduação em Entomologia (conceito 7 Capes) e do Mestrado Profissionalizante em Defesa Sanitária Vegetal (nota 04 CAPES) da Universidade Federal de Viçosa.

Membro da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG. Consultora científica do CNPq, CAPES, FAPT, FAPES, BiodivERsA3 (França) e Czech Science Foundation.

Tem experiência na área de Entomologia e Agroecologia, com ênfase em controle biológico conservativo e uso de insumos alternativos para o controle de pragas.

O moderador

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), cursou Mestrado em Entomologia Agrícola pela UFRPE com período sanduíche na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Doutorado em Entomologia Agrícola pela UFRPE com período sanduíche na University of Amsterdam (UvA), com posterior Estágio Pós-Doutoral na University of Amsterdam (UvA).

É Professor Adjunto-A no Departamento de Fitotecnia (concentração em Entomologia) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atua nas áreas de Ecologia, Comportamento e Controle biológico de artrópodes, especialmente em temas relacionados com Acarologia.

Durante sua vida acadêmica, desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao manejo integrado de pragas, com ênfase na cultura do coqueiro e no ácaro-da-necrose-do-coqueiro, e desde então tem interagido e colaborado em diversos projetos que envolvem ácaros-pragas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Acessar Ir para o topo