Português

Fórum das Agrárias: Nanobiotecnologia

16 de dezembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra “Nanobiotecnologia” que será ministrada pela professora Sueli Rodrigues (Departamento de Engenharia de Alimentos – UFC)  e  pelo professor Antonio Gomes Souza Filho (Departamento de Física – UFC). O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 17/12 , às 17h, no canal do Fórum das Agrárias no YouTube.

A Professora Sueli Rodrigues possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professora Associada do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciências Agrárias Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos e processos, aproveitamento de matérias-primas regionais e de baixo custo, processamento não térmico e tecnologias emergentes, aproveitamento de resíduos agroindustriais, processos biotecnológicos, sistemas enzimáticos, cromatografia e processamento de frutas. Produziu mais de 150 artigos completos em periódicos indexados (artigos aceitos e/ou publicados) e mais de 200 comunicações em anais de congresso (artigos completos e resumos). É revisora de diversos periódicos internacionais e membro da Câmara de Inovação da FUNCAP-CE de 2012 a 2018 e membro da Câmera de Inovação Pública da FUNCAP-CE desde 2019. Orientou 48 alunos de iniciação científica e 25 de mestrado e 13 de doutorado como orientador principal e supervisou 11 bolsistas de pós-doutorado. Atualmente orienta 3 alunos de doutorado e 4 alunos de mestrado Co-orienta alunos de doutorado e mestrado em outras IES. Mantém parceria nacional com os Departamentos de Engenharia Química da UFC e da UFRN, Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza)-CE, UFPE, UFRPE, Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFS, IFRJ- Rio de Janeiro, e internacional com Dublin Instituto of Technology (DIT-Irlanda); Teagasc (Irlanda), Universidade do Minho (Portugal) e Universidad Politécnica de Valencia. É vice coordenadora do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (INCT-FT).

O Professor Antonio Gomes Souza Filho concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará em 2001 com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA durante o ano de 2000. Atualmente é Prof. Associado IV do Departamento de Física da UFC e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Publicou 247 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram, até Novembro de 2020, 11568 citações resultando em um fator h=57. É autor e co-autor de sete artigos de revisão convidados e cinco capítulos de livros (Springer-Verlag). É co-autor do livro “Solid State Properties From Bulk to Nano” publicado pela Springer-Verlag em 2018. Orientou 8 dissertações de mestrado e co-orientou 3. Orientou 7 Teses de Doutorado e co-orientou 4. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França), e na UNICAMP. Ministrou várias palestras e seminários convidadas no Brasil e no exterior, organizou eventos nacionais e internacionais e participou de vários comitês científicos de eventos internacionais consolidados. É consultor de várias agências de fomento e árbitro regular de várias revistas científicas. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies 2009 for the collaborative work on “Carbon nanostructured materials”. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019 e tesoureiro da sociedade brasileira de física de 2017-2019. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001-2015 e ingressou como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2018. Recebeu em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e Membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Fórum das Agrárias: “Nanobiotecnologia”
Data: 17/12
Horário: 17h
Plataforma: Fórum das Agrárias no YouTube