Português

Fórum das Agrárias promove a palestra “Abelhas nativas do Ceará com potencial para uso na polinização agrícola”

24 de junho de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Abelhas nativas do Ceará com potencial para uso na polinização agrícola, que será ministrada pelo Professor Breno Magalhães Freitas (Professor do Departamento de Zootecnia da UFC) e mediada pela Professora Rosilene Mesquita (Departamento de Fitotecnia da UFC).

Agenda

Data: 30/06, terça-feira.
Horário: 17:00.
Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

O professor Breno Magalhães Freitas possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e PhD trabalhando com Abelhas e Polinização – University of Wales College of Cardiff (1995), Grã-Bretanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Tem trabalhado com abelhas desde 1984, atuando principalmente no manejo e produção em abelhas africanizadas, abelhas sem ferrão e solitárias, requerimentos de polinização de culturas agrícolas, polinização agrícola no Brasil, eficiência de polinizadores e criação e manejo de polinizadores na agricultura.

Recentemente, tem se debruçado sobre as questões da apicultura de precisão e agrotóxicos na saúde e polinização das abelhas, expressão gênica, mineração de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, sensoriamento remoto e rastreamento relacionados a reprodução, saúde e monitoramento de abelhas e colônias para aplicação na polinização agrícola.

Possui parcerias nacionais e internacionais nesses temas dando origem a vários projetos e publicações, além de ministrar disciplinas e orientar estudantes nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia, como também nas pós-graduações (Mestrado e Doutorado) em Zootecnia e Ecologia da Universidade Federal do Ceará.

É pesquisador em produtividade do CNPq, membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores, membro do Conselho da International Comission for Plant-Pollinator Relationship e atuou como Coordinating Leader Author da IPBES – Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas para a a temática dos polinizadores, polinização e produção de alimentos.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.