Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias promove a palestra Água e produção agrícola no semiárido cearense

Data de publicação: 16 de junho de 2021. Categoria: Notícias

imagem com fundo verde contendo o título, a data, o horário e o local da palestra bem como fotos do palestrante e da moderadora, acompanhadas de seus nomes e departamentos onde trabalhamO Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra Água e produção agrícola no semiárido cearense, que será ministrada pelo professor Claudivan Feitosa de Lacerda e moderada pela professora Mirian Cristina Gomes Costa.

Agenda

Data: 06 de julho, terça-feira

Horário: 19h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Claudivan Feitosa de Lacerda possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Pós-Doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014).

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013. Foi também Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, realizado em Fortaleza, Ceará (2009), e Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade, realizado em Fortaleza, Ceará (2010 e 2014).

É professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1D.

Atua como orientador de alunos do Curso de Graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nas seguintes áreas: eficiência no uso de água e de nutrientes em plantas sob condições normais e sob estresse; tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodâo), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; estratégias visando a utilização de águas salinas e residuárias na irrigação; manejo de solos salinos e sódicos; ecofisiologia vegetal.

Atualmente é Cientista Chefe da Agricultura na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A moderadora

Mirian Cristina Gomes Costa possui Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Realizou parte do Doutorado no exterior (University of Western Australia).

De 2005 a 2008, exerceu o cargo de Pesquisador A no Centro de Pesquisa Agroflorestal (Embrapa Roraima), na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação, Nutrição Mineral de Plantas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, sistema radicular, práticas conservacionistas.

Acessar Ir para o topo