Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias promove a palestra As capacidades para responder aos grandes desafios socioambientais

Data de publicação: 16 de junho de 2021. Categoria: Notícias

imagem com fundo verde contendo o título, a data, o horário e o local da palestra bem como fotos do palestrante e da moderadora, acompanhadas de seus nomes e locais onde trabalhamO Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra As capacidades para responder aos grandes desafios socioambientais, que será ministrada pelo professor Donald Robert Nelson e moderada pela professora Eunice Maia de Andrade.

Agenda

Data: 29 de junho, terça-feira

Horário: 19h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Donald Robert Nelson possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Antropologia, sendo o primeiro na Universidades do Nebraska (1995) e os demais na Universidade do Arizona (2000 e 2005), ambas nos Estados Unidos da América. Cursou Pós-Doutorado na Universidade de East Anglia (2009), no Reino Unido.

Atualmente é Professor Assistente na Universidade da Georgia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em sensoriamento remoto e análise espacial. As áreas de atuação incluem segurança alimentar, vulnerabilidade e adaptação, mudanças climáticas, desenvolvimento, e métodos participativos.

A moderadora

Eunice Andrade possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1988) e Doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona, USA (1997). Cursou Pós-Doutorado na Universidade de Valladolid, Espanha (2011-2012). Atualmente é Professora Visitante Sênior da Universidade Federal Rural do Semiárido.

Tem experiência com Manejo de Bacias Hidrográficas e regimes hidrológicos de Regiões Semiáridas. Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nas seguintes áreas: hidrologia de regiões semiáridas, sustentabilidade do capital natural, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga.

Publicou 145 artigos em periódicos indexados, nacionais e internacionais, e 380 artigos completos e resumos expandidos em eventos nacionais e internacionais. Já orientou 62 Iniciação Científica, 39 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1A.

Foi Editora chefe da Revista Ciência Agronômica no período de 2003-2012. É lider do Grupo de pesquisa MASSA – Manejo de Água e Solo no SemiÁrido. Tem interesse no desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção agropecuária no semiárido tropical ante às mudanças climáticas.

Acessar Ir para o topo