Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Avanços e desafios da bioprospecção de produtos naturais

25 de novembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Avanços e desafios da bioprospecção de produtos naturais, que será ministrada pelo professor Cléberson de Freitas Fernandes (Embrapa Agroindústria Tropical e PPGBIOTEC) e  mediada pelo professor Edson Holanda Teixeira (Vice-Coordenador do PPGBiotec).

Agenda

Data: 01 de dezembro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Cléberson de Freitas Fernandes possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2004) e pelo Institute of Phytopathology and Applied Zoology, Giessen, Alemanha, dentro do Programa DAAD/CAPES/CNPq.

É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Atua como Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – PPG-Bionorte e no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tem experiência na área de Bioquímica Vegetal e Fitopatologia, com ênfase em respostas de defesa ao ataque de patógenos, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismo de defesa de plantas, estresse oxidativo, proteínas vegetais de defesa, análises microscópicas e moleculares da interação planta-patógeno. Atua também na identificação e caracterização de compostos bioativos para o controle de patógenos de interesse agropecuário.

O moderador

Edson Holanda Teixeira possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Especialização em Gestão de sistemas e serviços de saúde (2009), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado em Glicoimunologia na Universidade Nova de Lisboa (2016).

É Professor Associado III do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina (Setor Imunologia) – Universidade Federal do Ceará e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017), professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará, Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal do Ceará, Professor do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica e Professor Colaborador da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação biológica de lectinas e metabólitos secundários de plantas e organismos marinhos em modelos de estudo de cancer, imunomodulação e biofilmes microbianos. Tem experiência em gestão de sistemas e serviços públicos de saúde.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.