Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Calagem e adubação em frutíferas

21 de outubro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Calagem e adubação em frutíferas, que será ministrada pelo professor William Natale (Professor visitante sênior do Departamento de Fitotecnia – UFC) e pelo professor Márcio Cleber de Medeiros Corrêa (Professor do Departamento de Fitotecnia – UFC) e mediada pela professora Maria Eugênia Escobar (Departamento de Ciências do Solo da UFC).

Agenda

Data: 28 de outubro, quarta-feira

Horário:17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

Os palestrantes

William Natale é, desde 2016, Professor Visitante Pleno da Universidade Federal do Ceará, atuando como Docente Permanente junto aos Programas de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e Ciência do Solo, do Centro de Ciências Agrárias.

Concluiu o Doutorado em Agronomia na ESALQ/USP (Solos e Nutrição de Plantas) na Universidade de São Paulo em 1993 e o Pós-Doutorado no CIRAD, Montpellier – França, na área de Nutrição e Adubação de Frutíferas (1997/98).

Participou, na qualidade de Professor Convidado, de projeto de intercâmbio científico junto a Université Laval, Québec, Canadá, nos períodos de fevereiro a julho de 2008, de fevereiro a julho de 2012 e de março a setembro de 2015.

Em 2009, estabeleceu convênio com a Université Laval, o que tem permitido o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes (seis orientandos de Pós-Graduação estagiaram no Canadá).

É Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo se aposentado em 2015.

Foi Vice-Chefe e depois Chefe do Departamento de Solos e Adubos da FCAV/Unesp – campus Jaboticabal. Foi novamente Chefe do Departamento no biênio 2009-2011. Foi Vice-Coordenador e depois Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo) no triênio 2004/2006. Coordenou o Procad/CAPES entre a Unesp e a UEMS.

Editor Científico da Revista Brasileira de Fruticultura desde 2000. Em 2010 assumiu a Presidência do Conselho Editorial dessa Revista até 2017. Em 2012 tornou-se Editor Adjunto. Foi eleito pela Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Fruticultura Editor-Chefe da Revista Brasileira de Fruticultura para o biênio 2018/2019 e reeleito Editor-Chefe para 2020/2021.

Bolsista do programa PQ (Produtividade em Pesquisa) do CNPq, a partir de 2001, estando atualmente no nivel 1D. Publicou 191 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 livros e 35 capítulos de livro publicados. Possui 7 software’s patenteados junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Orientou 16 dissertações de mestrado e co-orientou 7; orientou 8 teses de doutorado e co-orientou 6, além de ter orientado e co-orientado 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Ciências Agrárias e um em Ciência da Computação. Entre 1989 e 2019 participou de 33 projetos de pesquisa, tendo coordenado 17 destes.

Lecionou, a partir de 1988 na FCAV/Unesp – Jaboticabal, as disciplinas de Fertilizantes e Corretivos, Adubação de Culturas, e Adubos e Adubação de Plantas Forrageiras para os cursos de Graduação. Na Pós-Graduação leciona a disciplina Frutíferas: calagem, adubação e nutrição. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição e Adubação, especialmente de plantas frutíferas.

Márcio Cleber de Medeiros Corrêa é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC – Fortaleza-CE), Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – Viçosa-MG). Concluiu o Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Jaboticabal-SP) em 2004.

Entre fevereiro de 2004 e novembro de 2005, foi Pesquisador Bolsista do CNPq (DCR), atuando na Embrapa Agroindústria Tropical. Desde então é Professor concursado da UFC, lecionando disciplinas relacionadas à Fruticultura e Nutrição de Plantas na Graduação e na Pós-Graduação.

Entre 2007 e 2011, foi Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia. Entre 2008 e 2009, foi vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) e, de 2010 a dezembro de 2013, foi Coordenador deste Programa de Pós-Graduação. De 2006 a 2010, foi colaborador do PET-Agonomia (MEC/SESu).

É Relator de periódicos científicos. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, principalmente nos seguintes temas: Nutrição e Adubação, Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Tratos Culturais, Manejo cultural e Propagação, com ênfase nas culturas da Goiabeira, Cajueiro, Mamoeiro, Pitaieira, Cajazeira, Mangueira.

A moderadora

Maria Eugênia Escobar é Engenheira Agrônoma (1996) e Doutora em Ciências Agropecuárias – Manejo de Solos e Águas (2003) pela Universidad Nacional de Colombia. Realizou Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado (2003-2004) na University of Hawaii nos Estados Unidos. Foi Bolsista de Desenvolvimento Regional – DCR na UFC (2007-2010).

Atualmente é Professora Associada II no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará. É professora permanente dos Programas de Pós Graduação em Ciência do Solo (Departamento de Ciências do Solo) e Ecologia e Recursos Naturais (Departamento Biologia) da UFC.

Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nas áreas de química do solo, química ambiental, metais pesados e utilização de biosólidos no solo.

Atualmente é Diretora do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.