Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias promove a palestra Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas no Território do Semiárido Brasileiro

Data de publicação: 9 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

O Fórum das Agrárias do CCA promove a palestra Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas no Território do Semiárido Brasileiro, que será ministrada pela professora Suely Salgueiro Chacon e moderada pelo professor Gil Célio de Castro Cardoso.

Agenda

Data: 10 de agosto, terça-feira

Horário: 19h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

A Palestrante

Suely Salgueiro Chacon possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Realizou Estágio Pós-Doutoral em Economia do Desenvolvimento na Universidad Autónoma de Madrid (2019).

É Professora Associada e Pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando nos cursos de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e de Economia Ecológica, no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) e no Programa de Pós-Graduação em Economia Rural.

Lidera o Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) e Coordena o Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP). É também Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC) e do Observatório das Dinâmicas Socioambientais: sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas, ambientais e demográficas (ODISSEIA), do programa INCT CDS-UnB/UFC.

Foi professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de 2013 a 2016, onde exerceu o cargo de Reitora, e esteve ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Cariri, de 2008 a 2013, onde exerceu os cargos de Vice-Diretora do Campus, Coordenadora Acadêmica do Campus e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012.

Foi Professora e Pesquisadora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) de 1996 a 2008, onde exerceu os cargos de Coordenadora do curso de Economia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas.

Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008.

Tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, economia rural, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental, relações internacionais e economia.

O Moderador

Gil Célio de Castro Cardoso possui Graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Mestrado em Educação (Educação Popular) pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e em Economia (Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas) pela Universidad Autónoma de Madrid (2013). É Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Entre 2007-2008, realizou Estágio Pós-Doutoral no Institut des Hautes Etudes de L’Amérique Latine da Université Paris III (Sorbonne Nouvelle) e, no período de 2008 a 2009, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, exercendo lotação provisória na Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência e interesse na área de Socioeconomia do desenvolvimento, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional e políticas públicas; Estado, Nordeste e sustentabilidade; desenvolvimento local, governança e participação social.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Acessar Ir para o topo