Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Hidroética: água e ética na produção

11 de novembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Hidroética: água e ética na produção, que será ministrada pelo professor Demetrios Christofidis (Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – UnB) mediada pela professora Eunice Maia de Andrade (UFERSA).

Agenda

Data: 17 de novembro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Demetrios Christofidis é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Mestre em Engenharia de Irrigação pela Universidade de Southampton – Inglaterra e Doutor em Desenvolvimento Sustentável – Gestão Ambiental/Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília e possui Pós-Doutorado em Gestão das Águas em Sintonia com a Natureza (ENSP/Fiocruz).

É professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília onde ministrou as disciplinas: Gestão Ambiental; Gestão dos Recursos Hídricos; Sistemas de Irrigação e Drenagem, Sistemas Hidráulicos de Saneamento; e Sistemas de Drenagem Urbana. É Especialista de Infraestruturas Sênior – Recursos Hídricos do Ministério da Economia.

Atuou, de 1970 a 1975, junto à CAESB, na elaboração dos Sistemas de Abastecimento de Águas e Coleta de Esgotos Sanitários de diversas cidades satélites do DF e de Sistemas de Coleta de Águas Pluviais e Controle de Erosão. De 1976 a 2012, junto à CODEVASF foi Coordenador de 18 Projetos de Desenvolvimento Rural Integrado e de Irrigação, atuando nos Ministérios: do Interior; de Assuntos Extraordinários para Assuntos de Irrigação; do Desenvolvimento Regional e da Integração Nacional. Foi Coordenador de Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e atua no Ministério do Desenvolvimento Regional. Foi Coordenador do Programa Proágua Semiárido que atendeu 3 milhões de pessoas com água potável nas comunidades da região Nordeste (2002 a 2006).

A moderadora

Eunice Maia de Andrade possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1988) e Doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona, USA (1997). Efetuou Estagio Pós-Doutoral na Universidade de Valladolid, Espanha (2011-2012).

Atualmente é Professora Visitante Sênior da Universidade Federal Rural do Semiárido.

Tem experiência com Manejo de Bacias Hidrográficas e regimes hidrológicos de Regiões Semiáridas. Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia de regiões semiáridas, sustentabilidade do capital natural, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga.

Publicou 145 artigos em periódicos indexados, nacionais e internacionais, e 380 artigos completos e resumos expandidos em eventos nacionais e internacionais. Já orientou 62 Iniciação Científica, 39 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1A. Foi Editora chefe da Revista Ciência Agronômica no período de 2003-2012.

É lider do Grupo de pesquisa MASSA – Manejo de Água e Solo no SemiÁrido. Tem interesse no desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção agropecuária no semiárido tropical ante às mudanças climáticas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.